Pular para o conteúdo principal

Especialistas testam segurança de empresas com impressoras “contaminadas”

Na área de tecnologia, um cavalo-de-tróia é uma das piores pragas que podem infectar um computador. Ele abre as portas da máquina e deixa um hacker controlá-la como quiser. Mas isso é na área de software. Uma empresa de segurança chamada Secure Network Technologies, no entanto, esticou esse conhecido conceito para a área de hardware. Seus pesquisadores embutiram pontos de acesso sem fio dentro de impressoras para ganhar acesso à rede das empresas.

O teste de segurança ocorre de uma maneira que deixaria Ulisses orgulhoso de ver o seu truque sendo usado nos dias atuais. Um dos funcionários da empresa se veste com um uniforme de uma empresa de tecnologia qualquer e deixa um pacote com uma impressora ou outro componente de hardware na empresa alvo. Dentro dessa impressora, há um ponto de acesso sem-fio escondido. Uma vez que ela é ligada na tomada, esse ponto de acesso é ativado e os pesquisadores passam a ter uma porta de entrada escancarada na rede da empresa.
Estranhamente, a ideia original de fazer esse tipo de ataque surgiu de uma mentira. A inspiração foi um artigo mentiroso que foi publicado pelo na revista americana InfoWorld em primeiro de abril de 1991. O texto dizia que o governo dos EUA usaram o método de impressoras contaminadas para infiltrar a rede de comunicações iraquiana e derrubá-la logo depois.
Então se você for o responsável de TI na sua empresa e acha que pode ser alvo desse tipo de golpe, lembre-se de checar dentro de impressoras por cabos soltos ou caixas que não parecem pertencer ao interior delas.
Com informações: Slashdot, InfoWorld.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 ameaças de segurança para 2011

Top 10 ameaças de segurança para 2011

 Dos dez principais ameaças de segurança para 2011, alguns deles até mesmo fazer o bem informado e técnicos mentes fracas nos joelhos. Já este ano, a ameaça número um foi identificado. Pela primeira vez na história da internet, os hackers podem comprar uma cópia registrada de um kit de Malware sofisticados para 99,00 dólares, mas mais sobre essa ameaça abaixo. Em nenhuma ordem particular, estes são os outros nove principais ameaças à segurança para 2011:
O Malware Toolkit: Este Kit Malware inclui todas as ferramentas necessárias para criar e atualizar o malware, bem como assumir o controle de um computador host, além de atualizações e-mail e suporte do produto. Por que isso é como a ameaça? Porque não são necessárias habilidades de codificação, os usuários simplesmente precisam dominar as opções do programa clicáveis e são apresentadas com uma web baseada em Linux exploit usando a mais recente tecnologia de botnets, pronto para implantar.
hacker…

Palestra sobre inteligência estratégica no enfrentamento dos crimes cibernéticos na ADESG de Campinas

Higor Jorge na Wikipedia

 Higor Vinicius Nogueira Jorge (Santana da Ponte Pensa-SP, 28 de agosto de 1980) é Delegado de Polícia da Polícia Civil do Estado de São Paulo; membro da Associação Internacional de Investigação de Crimes de Alta Tecnologia (HTCIA); professor dos cursos de formação e aperfeiçoamento da Academia de Polícia do Estado de São Paulo e do Estado de Sergipe; professor de inteligência cibernética da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça; palestrante do curso de inteligência estratégica da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – representação de Campinas; titular da cadeira 30 da Academia de Ciências, Artes e Letras dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo; membro consultor da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia e da Comissão de Ciência e Tecnologia da OAB-SP; diretor do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (2011/2013 e 2014/2016) e presidente do Conselho de Ética da Associação dos Delegado…