Pular para o conteúdo principal

Trojan brasileiro impede que usuário atualize o antivírus

Por Renato Rodrigues, do IDG Now!

Publicada em 28 de janeiro de 2011 às 19h04

Malware também redireciona o internauta para páginas falsas de bancos, mesmo que a URL digitada seja a correta.

Um novo trojan criado no Brasil tenta bloquear o acesso do navegador a sites de companhias antivirus e redireciona o internauta para páginas falsas de bancos, mesmo que ele digite a URL correta. Além disso, o código foi escrito para impedir que antivirus já instalado no PC baixe atualizações.
O vírus, descoberto por Fabio Assolini, analista de malware da Kaspersky Lab no Brasil, utiliza uma técnica chamada de Man in the Browser (MitB). "Esse tipo de infecção funciona alterando a chave “AutoConfigURL” no registro do Windows, fazendo que os navegadores de seu PC usem a URL como proxy (intermediário) em sua conexão web", diz.
Se o usuário infectado tentar acessar um site para baixar algum antivirus, verá a seguinte mensagem: “Serviço indisponível temporariamente, tente mais tarde...”
O código traz uma lista de servidores usados pelas companhias antivirus para distribuir atualizações para seus usuários. "O intuito é claro: tentar impedir o antivirus instalado de baixar atualizações e assim detectar a praga ativa e removê-la", explica o analista.
A praga também altera as configurações do Firefox e registra um arquivo na inicialização. Esse arquivo atualiza o proxy malicioso no sistema, caso o mesmo seja removido pelos serviços de hospedagem. "Assim, o criminoso tenta garantir que a vitima fique infectada o maior tempo possivel", afirma.

Extraído do site: http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2011/01/28/trojan-brasileiro-impede-que-usuario-atualize-o-antivirus/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeiro episódio da "Conversa com Autores" com o delegado Wagner Carrasco

  Nesta segunda-feira teve início uma série de lives denominada "Conversa com Autores". O primeiro coautor a participar foi delegado Wagner Martins Carrasco de Oliveira @delegadowagnercarrasco que abordou os mesmos temas apresentados no capítulo que escreveu para o Tratado de Investigação Criminal Tecnológica, especialmente abordou os crimes de pirataria e a operação 404. Wagner Martins Carrasco de Oliveira é Delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo, em exercício na 1ª Delegacia da Divisão de Investigações Gerais (DIG) do Departamento de Investigações Criminais (DEIC). Graduado em Direito. Especialista Ciências Penais. Mestre em Adolescentes em Conflito com a Lei.

Número de golpes aplicados pela internet aumenta em um ano em Rio Preto ...

Número de golpes aplicados pela internet aumenta em um ano em Rio Preto O número de golpes aplicados pela internet aumentou em um ano, em São José do Rio Preto (SP). A polícia atribui parte da alta à pandemia, já que mais pessoas usam a internet. O delegado Higor Vinicius Nogueira Jorge apresentou as principais recomendações de segurança para que as pessoas não sejam vítimas desse tipo de delito. Matéria oriunda da TV Tem de São José do Rio Preto, afiliada da TV Globo. Mais informações sobre investigação criminal tecnológica acesse: www.higorjorge.com.br.⠀

Palavra de Especialista com Delegado Higor Jorge

Hoje, às 19:00, no programa de estreia "Palavra de Especialista", o diretor da ADPESP Rodrigo Lacordia recebe o delegado de Polícia, professor e palestrante Dr. Higor Vinícius Nogueira Jorge para um bate-papo sobre crimes cibernéticos, além de dicas e informações sobre direito e tecnologia. Assistam a entrevista em: https://youtu.be/p9FF98siWvg e também no Spotify.