sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Trojan brasileiro impede que usuário atualize o antivírus

Por Renato Rodrigues, do IDG Now!

Publicada em 28 de janeiro de 2011 às 19h04

Malware também redireciona o internauta para páginas falsas de bancos, mesmo que a URL digitada seja a correta.

Um novo trojan criado no Brasil tenta bloquear o acesso do navegador a sites de companhias antivirus e redireciona o internauta para páginas falsas de bancos, mesmo que ele digite a URL correta. Além disso, o código foi escrito para impedir que antivirus já instalado no PC baixe atualizações.
O vírus, descoberto por Fabio Assolini, analista de malware da Kaspersky Lab no Brasil, utiliza uma técnica chamada de Man in the Browser (MitB). "Esse tipo de infecção funciona alterando a chave “AutoConfigURL” no registro do Windows, fazendo que os navegadores de seu PC usem a URL como proxy (intermediário) em sua conexão web", diz.
Se o usuário infectado tentar acessar um site para baixar algum antivirus, verá a seguinte mensagem: “Serviço indisponível temporariamente, tente mais tarde...”
O código traz uma lista de servidores usados pelas companhias antivirus para distribuir atualizações para seus usuários. "O intuito é claro: tentar impedir o antivirus instalado de baixar atualizações e assim detectar a praga ativa e removê-la", explica o analista.
A praga também altera as configurações do Firefox e registra um arquivo na inicialização. Esse arquivo atualiza o proxy malicioso no sistema, caso o mesmo seja removido pelos serviços de hospedagem. "Assim, o criminoso tenta garantir que a vitima fique infectada o maior tempo possivel", afirma.

Extraído do site: http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2011/01/28/trojan-brasileiro-impede-que-usuario-atualize-o-antivirus/

Nenhum comentário:

Postar um comentário