O Catálo de Fraudes conhece e é atualizado diariamente.

Alguns especialistas em tecnologia definem a fraude digital como uma “doença social dos novos tempos” mas, os profissionais da Justiça a definem claramente como crime e todos sabemos os volumes de dinheiro ilícito e os prejuízos econômicos gerados pelas fraudes digitais.
Em Outubro passado, uma pesquisa da Dados divulgada pela Kroll, empresa norte-americana de consultoria e gerenciamento de riscos, demonstram que, em 2010, o número de fraudes online ultrapassou o de golpes físicos em 27,3%.
Segundo a Symantec, fabricante de softwares de segurança, o Brasil é o segundo país mais afetado por crimes cibernéticos e cerca de 65% dos usuários que navegam na web já foram prejudicados ou expostos à esses delitos.
Na China, 83% dos internautas já foram expostos ou vítimados por vírus (cavalos de tróia ou phishing), fraudes bancárias e roubo de identidade, o que torna o país o mais visado por golpistas.
Para ajudar a combater esse grande problema, a RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa lançou uma ferramenta muito útil e vital para quem se preocupa com a segurança digital, um dos crimes que mais crescem atualmente.
O Catálogo de Fraudes Digitais:
É um setor do site da RNP que lista um grande arquivo de todas as fraudes digitais já denunciadas, descobertas e noticiadas com descrição, imagens e todas as informações sobre a fraude que sejam necessárias para que as pessoas as evitem e se defendam desse crescente risco cibernético.
O Sistema chama-se “CAIS” – Centro de Atendimento a acidentes de Segurança que, além de manter o site sempre atualizado ainda edita periodicamente um newsletter com a lista das fraudes mais perigosas e de maior escala.
Também é um excelente manancial e fonte de informações para os profissionais da Justiça pois, além de material de consulta, também noticiam casos onde cada fraude foi utilizada, podendo assim ser utilizada como subsídio informativo na busca de jurisprudências e informações técnicas processuais.
Além do detalhamento de cada tipo de fraude, o site ainda conta com uma ferramenta de busca por palavras-chave que ajudam a achar o assunto desejado em poucos segundos.
Além de tudo isso, o Catálogo de Fraudes ainda tem uma opção de denúncia e reporte de fraudes que pode ser feita até de forma anônima para as pessoas expostas ou vitimadas possam alertar outros internautas e as autoridades competentes.
Para denunciar, é só enviar um e-mail aos endereços abaixo ou pelo próprio site: http://www.rnp.br/cais/fraudes.php
- links maliciosos: artefatos@cais.rnp.br
- páginas falsas de instituições: phishing@cais.rnp.br
Conheça mais sobre o Catálogo de Fraudes da RNP, clicando aqui e surpreenda-se com a criatividade de que uma mente criminosa é capaz.
Comentários
Postar um comentário