Pular para o conteúdo principal

10 exemplos de como a banda larga mudou o mundo

 


Downloads de filmes e jogos completos em poucos minutos, online banking, conferências via webcam, escritórios virtuais, mapas online, compras sem sair da frente do computador. O acesso à Internet de banda larga está disponível há mais de dez anos e, durante esse tempo, alterou de forma significativa a forma como nos comunicamos, fazemos negócios e nos divertimos. Pense em cada uma dessas facilidades e o velho mundo de Internet discada parecerá estar a anos-luz de distância.
Já estamos acostumados com tudo isso. Mas quais são as contribuições mais estranhas que a banda larga trouxe consigo? Aqui, listamos de que outras maneiras a banda larga mudou o mundo.
10 – A ONIPRESENÇA DA CULTURA DE NICHOS
Antes da revolução da banda larga, os blogs eram vistos como um domínio estritamente dos geeks. Atualmente, é possível encontrar páginas sobre qualquer assunto que se possa imaginar – e o impacto sociológico disso ainda está sendo mensurado. Se antes os grupos se formavam de acordo com sua proximidade geográfica, agora é possível que nichos espalhados por todo o globo se reúnam e desenvolvam sua própria cultura através da rede. Além disso, ao explorar o ambiente digital, podemos encontrar músicas, filmes e livros que nem sabíamos da existência, o que significa que as pessoas têm acesso a um mundo muito mais diversificado do que antes. As implicações culturais dos nichos são profundas, e a cultura dos blogs se desenvolve a cada dia, de estranhas e maravilhosas maneiras.
9 – CRIMES VIRTUAIS
nfelizmente, a Internet em alta velocidade propiciou um aumento no número de fraudes online e roubos de identidade. Mais e mais detalhes pessoais são compartilhados na rede a cada dia, fazendo da web um lugar tentador para criminosos. Estima-se que empresas norte-americanas percam cerca de 221 bilhões de dólares por ano com roubos de identidade, e o número tende a aumentar. Sem a proteção adequada, a Internet pode se tornar um ambiente muito perigoso.
8 – A NOVA POLÍTICA
Políticos e líderes de todo o mundo devem estar familiarizados com a web, além de serem capazes de atingir seu eleitorado com o clique de um mouse. Blogs políticos ou alimentados por civis podem influenciar os noticiários e a própria sociedade, atingindo uma audiência nunca antes imaginada. O resultado de tudo isso é que, assim como a Internet se torna mais rápida, o mesmo acontece com os cenários políticos. Afinal, qualquer evento pode ser gravado, editado e copiado por quase qualquer pessoa com acesso à rede.
7 – WIKILEAKS
WikiLeaks, a organização sem fins lucrativos que publica documentos anteriormente não disponíveis na Internet, está mudando o mundo dia após dia. Fundada em 2006, o grupo dirigido por Julian Assange teve um enorme impacto nos noticiários e nas políticas públicas de vários países. O fenômeno também nos mostra que, no mundo atual, quase tudo pode ser publicado por quase todos – e potencialmente em grande escala. A organização ocasionou o vazamento de vários escândalos políticos, muitos dos quais você não teria ouvido falar sem a ferramenta.
6 – HACKERS
Assim como a Internet, hackers e vírus online estão se desenvolvendo de forma veloz e sofisticada. O acesso à banda larga tem aumentado a vulnerabilidade de muitos usuários a um “ataque cibernético”, e a segurança na rede se tornou uma preocupação global, tanto para os usuários comuns quanto para governos. Recentemente, o worm de computador Stuxnet atacou a Usina Nuclear de Bushehr, no Iraque. Acredita-se que o worm tenha infectado mais de 45 mil redes em todo o mundo, o que seria impensável na época da Guerra Fria.
5 – COMPUTAÇÃO EM NUVEM
A computação “em nuvem” (cloud computing) – sistema pela qual a informação é armazenada em servidores compartilhados e interligados na Internet, ao invés das formas tradicionais de armazenamento de dados – é inconcebível sem a banda larga. Com o desenvolvimento da tecnologia, se torna cada vez mais desnecessário o armazenamento de arquivos e programas em nossos computadores pessoais. Sites como Facebook, Twitter, Amazon e serviços como o Google Docs já contam com a computação em nuvem em seu núcleo. As implicações do sistema são monumentais, sendo definidas pelo CEO da Microsoft, Steve Ballmer, como “a próxima fronteira”.
4 – CHAT ROULETTE E AMIGOS ONLINE
Se 2007 foi o ano do Facebook e 2009 o ano do Twitter, 2010 pertence ao Chat Roulette. O serviço online, que lhe permite conversar com um completo estranho através da webcam, chegou às manchetes pelas razões erradas, quando várias fontes questionaram a moralidade de um site que permite aos seus usuários conversar com jovens e demais pessoas vulneráveis. Outros, no entanto, notaram o aspecto positivo do Chat Roulette, elogiando o seu apelo global. O que é inegável é que o site é um dos frutos da banda larga, colocando você em contato com alguém que nunca conheceu.
3 – SUICÍDIOS VIA INTERNET
As novas tecnologias não estão imunes ao lado sombrio da condição humana. Com o advento da banda larga, uma das tendências preocupantes é o de suicídios via Internet, quando grupos de pessoas discutem ou fazem pactos de suicídio juntos. Vários apelos têm sido feitos para o fechamento de sites que promovam o ato. As implicações perturbadoras do “suicídio ao vivo” via Skype, ou suicídios registrados e enviados para o YouTube também são mencionados. Felizmente os casos são raros, mas servem como um alerta de que junto com a comunicação de massa, vem a responsabilidade com as pessoas vulneráveis e facilmente influenciáveis.
2 – RELACIONAMENTOS
Seja flertando no Facebook ou marcando um encontro às escuras através de sites de anúncios, a Internet banda larga mudou a forma como nos relacionamos. Existem diversas formas de conhecer e interagir com outras pessoas, todas verdadeiramente novas.
1 – RESOLUÇÃO DE CRIMES
Além das operações para o policiamento da própria Internet, as autoridades contam com o ambiente digital como um poderoso instrumento para a resolução de crimes. Nossas atividades na rede deixam um rastro, que os investigadores são capazes de rastrear como pegadas de neve. Mas não se preocupe: se você não tem nada a esconder, então não há nada a ser encontrado. [Broadband Expert]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fraude migra de cartão para web

Pagamento: 'Internet banking' responde por 22% dos prejuízos com crimes eletrônicos
Adriana Cotias | De São Paulo "Prezado Cliente,
Por motivos de segurança comunicamos a todos os clientes que, visando barrar o constante aumento de fraudes A Central de Atendimento BB e no Internet Banking BB será obrigatório realizar o Recadastramento da senha de 4 Dígitos. Caso não efetue o recadastramento com urgência, o acesso via Caixas-Eletrônicos, Atendimento por Telefone e Internet-Banking será suspenso. Utilize o link abaixo para efetuar o Recadastramento. Lembre-se, a Caixa Econômica Federal não se responsabilizará por danos sofridos, caso o recadastramento não seja feito. Caixa.gov.br 2011 - Todos os direitos reservados." (sic). É neste mau português que mensagens falsas inundam a caixa postal eletrônica do consumidor brasileiro. Apesar do léxico torto e dos alertas constantes das instituições financeiras - e, neste caso, até da assinatura trocada -, a percepção dos executivos d…

Top 10 ameaças de segurança para 2011

Top 10 ameaças de segurança para 2011

 Dos dez principais ameaças de segurança para 2011, alguns deles até mesmo fazer o bem informado e técnicos mentes fracas nos joelhos. Já este ano, a ameaça número um foi identificado. Pela primeira vez na história da internet, os hackers podem comprar uma cópia registrada de um kit de Malware sofisticados para 99,00 dólares, mas mais sobre essa ameaça abaixo. Em nenhuma ordem particular, estes são os outros nove principais ameaças à segurança para 2011:
O Malware Toolkit: Este Kit Malware inclui todas as ferramentas necessárias para criar e atualizar o malware, bem como assumir o controle de um computador host, além de atualizações e-mail e suporte do produto. Por que isso é como a ameaça? Porque não são necessárias habilidades de codificação, os usuários simplesmente precisam dominar as opções do programa clicáveis e são apresentadas com uma web baseada em Linux exploit usando a mais recente tecnologia de botnets, pronto para implantar.
hacker…