Pular para o conteúdo principal

Com apagão, preconceito contra nordestinos volta a surgir na web

Diversas pessoas estão postando mensagens contra nordestinos - que respondem com mais ofensas. Ministério Público investiga caso

Renata Baptista, iG Pernambuco | 04/02/2011 19:04
 
O apagão que atingiu oito estados do Nordeste na madrugada desta sexta-feira ficou entre os tópicos mais comentados do Twitter, hoje pela manhã, e tem provocado polêmica devido a alguns comentários preconceituosos de usuários da rede.
Um usuário identificado apenas como @oseparatista, do Rio Grande do Sul, postou o seguinte comentário: "Apagão no Nordeste? Aproveita e some! Vai pedir Bolsa-energia agora, é só o que falta".
Outras frases, como: "Apagão no Nordeste, e tinha energia lá?" e "Por mim o Nordeste poderia ficar sem luz sempre, não fazem nada mesmo" foram postadas e retransmitidas durante todo o dia.
E o debate chegou à seara política, quando @caiquehugo postou que "apagão é só pra quem elegeu a Dilma como presidente, Nordeste de m...".
Os comentários provocaram discussões acaloradas na rede e troca de ofensas. Alguns usuários postaram comentários chamando atenção do Ministério Público a posts considerados ofensivos. Além disso, alguns usuários estão respondendo às ofensas com mais ofensas. Alguns deles, do Nordeste, dizem que energia no Nordeste voltou, mas as casas destruídas pelas enchentes no Sudeste, que mataram milhares de pessoas, não vão voltar.
De acordo com o procurador de Justiça José Lopes de Oliveira Júnior, responsável pelo centro operacional de crimes tributários e cibernéticos do Ministério Público de Pernambuco, as pessoas que se sentirem ofendidas com comentários postados na rede podem buscar orientações de como denunciar os seus responsáveis com a ONG Safernet Brasil. Em alguns casos, deu resultado.
A estudante paulista Mayara Petruso está sendo processada por conta de preconceito contra nordestinos. Depois das eleições, por conta da vitória expressiva de Dilma Rousseff no Nordeste, ela escreveu: "Nordestisto não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado”.
Para Oliveira Júnior, a legislação para crimes cibernéticos no País ainda tem muito a evoluir. Segundo ele, a Polícia Federal tem que investigar seriamente o preconceito na rede, que muitas vezes leva a grupos organizados que podem provocar ações perigosas.

Extraído do site: http://ultimosegundo.ig.com.br/apagaonordeste/com+apagao+preconceito+contra+nordestinos+volta+a+surgir+na+web/n1237985727591.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeiro episódio da "Conversa com Autores" com o delegado Wagner Carrasco

  Nesta segunda-feira teve início uma série de lives denominada "Conversa com Autores". O primeiro coautor a participar foi delegado Wagner Martins Carrasco de Oliveira @delegadowagnercarrasco que abordou os mesmos temas apresentados no capítulo que escreveu para o Tratado de Investigação Criminal Tecnológica, especialmente abordou os crimes de pirataria e a operação 404. Wagner Martins Carrasco de Oliveira é Delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo, em exercício na 1ª Delegacia da Divisão de Investigações Gerais (DIG) do Departamento de Investigações Criminais (DEIC). Graduado em Direito. Especialista Ciências Penais. Mestre em Adolescentes em Conflito com a Lei.

Número de golpes aplicados pela internet aumenta em um ano em Rio Preto ...

Número de golpes aplicados pela internet aumenta em um ano em Rio Preto O número de golpes aplicados pela internet aumentou em um ano, em São José do Rio Preto (SP). A polícia atribui parte da alta à pandemia, já que mais pessoas usam a internet. O delegado Higor Vinicius Nogueira Jorge apresentou as principais recomendações de segurança para que as pessoas não sejam vítimas desse tipo de delito. Matéria oriunda da TV Tem de São José do Rio Preto, afiliada da TV Globo. Mais informações sobre investigação criminal tecnológica acesse: www.higorjorge.com.br.⠀

Top 10 ameaças de segurança para 2011

Top 10 ameaças de segurança para 2011  Dos dez principais ameaças de segurança para 2011, alguns deles até mesmo fazer o bem informado e técnicos mentes fracas nos joelhos. Já este ano, a ameaça número um foi identificado. Pela primeira vez na história da internet, os hackers podem comprar uma cópia registrada de um kit de Malware sofisticados para 99,00 dólares, mas mais sobre essa ameaça abaixo. Em nenhuma ordem particular, estes são os outros nove principais ameaças à segurança para 2011: O Malware Toolkit: Este Kit Malware inclui todas as ferramentas necessárias para criar e atualizar o malware, bem como assumir o controle de um computador host, além de atualizações e-mail e suporte do produto. Por que isso é como a ameaça? Porque não são necessárias habilidades de codificação, os usuários simplesmente precisam dominar as opções do programa clicáveis e são apresentadas com uma web baseada em Linux exploit usando a mais recente tecnologia de botnets, pronto para implantar. hacke