Pular para o conteúdo principal

Delegado realizou palestras e participou de entrevistas sobre crimes cibernéticos



Na última semana o delegado de polícia Higor Vinicius Nogueira Jorge realizou palestras e participou de entrevistas sobre a investigação de crimes cibernéticos e a segurança da informação na cidade de São Paulo.
Foram realizadas palestras na Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, na 2ª Feira das Carreiras Públicas de São Paulo, no Anhembi e entrevistas na rádio Jovem Pan, jornal Correio Popular de Campinas, Jornal de Jundiaí, Jornal do Comércio de Porto Alegre, TV RECORD de São José do Rio Preto e TVTEM de Itapetininga.
A palestra contou com a participação de policiais civis, delegados de polícia, estudantes universitários, profissionais da área de segurança da informação e integrantes da Comissão de Crimes de Alta Tecnologia da OAB-SP, cujo palestrante é membro convidado.



O delegado explicou sobre o surgimento da internet, suas principais utilizações e também as ameaças que o usuário de computadores pode ficar exposto, como por exemplo, infecções de keyloggers, worms, phishing, cavalos de tróias e outros tipos de arquivos maliciosos, além das principais fraudes cometidas por computador. O palestrante mostrou para o público um aparelho cedido por uma instituição bancária que é utilizado para realiza a clonagem de cartões magnéticos e demonstrou como é feita a clonagem.
Também foram discutidas as definições para os crimes cometidos por intermédio de computadores e a classificação que o delegado elaborou sobre as atividades indevidas praticadas por computador que se dividem em crimes cibernéticos abertos, crimes exclusivamente cibernéticos e ações prejudiciais atípicas, sendo esta modalidade motivo de grande preocupação para a área da segurança da informação, pois não são consideradas criminosas.
Foram abordadas as principais dificuldades na investigação destes tipos de crime e o resultado de algumas investigações de crimes cibernéticos.
Outro ponto importante da palestra foi a discussão sobre as evidências destes crimes e as ferramentas utilizadas para a apuração dos mesmos e para a análise de computadores sob investigação.
A palestra tem sido feita em diversas universidades no Estado de São Paulo e pretende demonstrar o preparo da Polícia Civil para enfrentar com eficiência os crimes cometidos por computadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeiro episódio da "Conversa com Autores" com o delegado Wagner Carrasco

  Nesta segunda-feira teve início uma série de lives denominada "Conversa com Autores". O primeiro coautor a participar foi delegado Wagner Martins Carrasco de Oliveira @delegadowagnercarrasco que abordou os mesmos temas apresentados no capítulo que escreveu para o Tratado de Investigação Criminal Tecnológica, especialmente abordou os crimes de pirataria e a operação 404. Wagner Martins Carrasco de Oliveira é Delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo, em exercício na 1ª Delegacia da Divisão de Investigações Gerais (DIG) do Departamento de Investigações Criminais (DEIC). Graduado em Direito. Especialista Ciências Penais. Mestre em Adolescentes em Conflito com a Lei.

Número de golpes aplicados pela internet aumenta em um ano em Rio Preto ...

Número de golpes aplicados pela internet aumenta em um ano em Rio Preto O número de golpes aplicados pela internet aumentou em um ano, em São José do Rio Preto (SP). A polícia atribui parte da alta à pandemia, já que mais pessoas usam a internet. O delegado Higor Vinicius Nogueira Jorge apresentou as principais recomendações de segurança para que as pessoas não sejam vítimas desse tipo de delito. Matéria oriunda da TV Tem de São José do Rio Preto, afiliada da TV Globo. Mais informações sobre investigação criminal tecnológica acesse: www.higorjorge.com.br.⠀

Top 10 ameaças de segurança para 2011

Top 10 ameaças de segurança para 2011  Dos dez principais ameaças de segurança para 2011, alguns deles até mesmo fazer o bem informado e técnicos mentes fracas nos joelhos. Já este ano, a ameaça número um foi identificado. Pela primeira vez na história da internet, os hackers podem comprar uma cópia registrada de um kit de Malware sofisticados para 99,00 dólares, mas mais sobre essa ameaça abaixo. Em nenhuma ordem particular, estes são os outros nove principais ameaças à segurança para 2011: O Malware Toolkit: Este Kit Malware inclui todas as ferramentas necessárias para criar e atualizar o malware, bem como assumir o controle de um computador host, além de atualizações e-mail e suporte do produto. Por que isso é como a ameaça? Porque não são necessárias habilidades de codificação, os usuários simplesmente precisam dominar as opções do programa clicáveis e são apresentadas com uma web baseada em Linux exploit usando a mais recente tecnologia de botnets, pronto para implantar. hacke