sexta-feira, 6 de maio de 2011

Crimes cibernéticos e o uso adequado na internet (por Edilaine Flores)

CRIMES CIBERNÉTICOS E O USO ADEQUADO DA INTERNET

    As crianças e adolescentes encontram hoje na internet, além das redes sociais, todo material de pesquisa disponível sobre amplos assuntos e diversas coisas sobre tudo o que desejam saber. Mas apesar de todos esses recursos a internet pode conter crimes.

    A grande falta de orientação para o uso da internet e a ausência de controle podem expor crianças e adolescentes a esses perigos.
Os pais não sabem o que seus filhos fazem e tem a falsa idéia de que porque a criança está em casa, está mais protegido do que se estivesse na rua. Não percebem que aquele ambiente de internet é um espaço público como qualquer outro. Além disso, a própria pessoa muitas vezes é a responsável por comportamentos inseguros ou antiéticos, colocando fotografias íntimas de sua família ou de sua vida privada sem perceber que aquela fotografia pode ser acessada e reproduzida milhares de vezes por pessoas que ela não conhece.

    Não é necessário que se negue o acesso à internet, mas há necessidade de instrução quanto ao seu uso. A responsabilidade da prevenção é de todos: governo, escola e família. Há alguns sites e programas que ajudam a monitorar o conteúdo ou restringir acesso a sites com conteúdo pornográfico ou impróprio. Mas o melhor que se pode fazer é conversar e explicar que o computador pode ser usado tanto para coisas boas como para coisas ruins.

    A escola é um grande facilitador para esse tipo de abordagem, podendo incorporar esta tecnologia para tratar esta questão como um problema.
É importante frisar que a grande arma contra esses crimes é a PREVENÇÃO. 

    As pessoas tem idéia de que a internet é uma coisa privada, mas na verdade é um espaço público. Elas devem perceber que aquilo que é postado pode ser acessado por qualquer outra pessoa e aquilo é público.

    Alguns cuidados básicos como não divulgar o lugar onde os pais moram ou trabalham, jamais fornecer dados pessoais a estranhos na internet, não contar coisas de sua vida pessoal, nunca enviar fotografia pela internet a ninguém, entre outros, podem evitar grandes consequências.

   Todas essas situações necesitam de uma atuação dos pais e dos profesores, já que esses tem papel fundamental e grande influência no aprendizado dessa crianças e adolescentes. Se não houver diálogo e educação para o uso ético e seguro da internet, o problema não será resolvido.

                                                                                                                                    Edilaine Flores

Nenhum comentário:

Postar um comentário