Pular para o conteúdo principal

Investigação dos crimes eletrônicos foi um dos temas no Seminário da OAB-SP

Investigação dos crimes eletrônicos foi um dos temas no Seminário da OAB-SP
Atualizado em 03/10/2011 às 08:00
A temática investigação de crimes cibernéticos fez parte do ciclo de palestras no II Seminário “Crimes nos Meios Eletrônicos e a Dignidade da Pessoa Humana” realizado pela Comissão Estadual de Crimes de Alta Tecnologia da OAB-SP. A Comissão é presidida pelo advogado Coriolano Aurélio de Almeida Camargo.

Na ocasião o delegado Higor Vinicius Nogueira Jorge, que é membro consultor da Comissão, proferiu a palestra: “Crimes nos Meios Eletrônicos – Os Desafios da Segurança Pública” apresentando aspectos recentes que norteiam a atuação da Polícia Civil diante dos crimes eletrônicos e demonstrou na prática algumas das dificuldades encontradas neste tipo de investigação.

Um dos tópicos da palestra do delegado foi a apresentação de um caso relacionado com pornografia infantil cujo autor do crime não foi identificado em razão do provedor de internet não armazenar os registros, também chamados de logs, de seus clientes. Em razão disso ele defendeu a aprovação da lei que criminaliza condutas praticadas por intermédio de computadores ou praticadas contra estes dispositivos. Essas normas, que tramitam no Poder Legislativo, também determinam que os provedores armazenem os logs de conexão dos seus clientes. Ele explicou que logs de conexão são diferentes de logs de conteúdo e por isso pode-se dizer que não violam a privacidade, pois apresentam apenas dados do IP (internet protocol), além da data, horário, fuso horário e duração da conexão, de modo a permitir que autores de crimes cibernéticos sejam identificados.

O delegado encerrou a palestra dizendo que, assim como a dignidade dos criminosos, não se deve esquecer da dignidade das vítimas destes crimes que deve também ser respeitada. Sob essa perspectiva, a identificação dos cybercriminosos e a efetiva punição desse tipo de criminoso representa um ponto importante na proteção da vítima e da sua dignidade.

A mesa foi presidida pelo perito Fernando de Pinho Barreira da empresa The Perfect Link auditoria de crimes eletrônicos e contou com a participação do advogado Humberto Barrionuevo Fabretti, que proferiu palestra com o título: “Uma Visão a Luz do Direito Comparado”.

A mesa também foi composta pelos delegados de polícia Antônio Lambert e Jorge Ésper da Delegacia de Crimes Cometidos por Meios Eletrônicos do DEIC, pelo delegado da polícia federal Ulisses Prates Júnior e pela advogada Carla Rahal Benedetti.

Também apresentaram palestra no evento o advogado Marco Aurélio Florêncio Filho com o título: “Crimes nos Meios Eletrônicos e a Dignidade da Pessoa Humana” e a advogada Juliana Abrusio Florêncio que discorreu sobre: “Direito do Esquecimento na Internet”. 

Extraído do site: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeiro episódio da "Conversa com Autores" com o delegado Wagner Carrasco

  Nesta segunda-feira teve início uma série de lives denominada "Conversa com Autores". O primeiro coautor a participar foi delegado Wagner Martins Carrasco de Oliveira @delegadowagnercarrasco que abordou os mesmos temas apresentados no capítulo que escreveu para o Tratado de Investigação Criminal Tecnológica, especialmente abordou os crimes de pirataria e a operação 404. Wagner Martins Carrasco de Oliveira é Delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo, em exercício na 1ª Delegacia da Divisão de Investigações Gerais (DIG) do Departamento de Investigações Criminais (DEIC). Graduado em Direito. Especialista Ciências Penais. Mestre em Adolescentes em Conflito com a Lei.

Número de golpes aplicados pela internet aumenta em um ano em Rio Preto ...

Número de golpes aplicados pela internet aumenta em um ano em Rio Preto O número de golpes aplicados pela internet aumentou em um ano, em São José do Rio Preto (SP). A polícia atribui parte da alta à pandemia, já que mais pessoas usam a internet. O delegado Higor Vinicius Nogueira Jorge apresentou as principais recomendações de segurança para que as pessoas não sejam vítimas desse tipo de delito. Matéria oriunda da TV Tem de São José do Rio Preto, afiliada da TV Globo. Mais informações sobre investigação criminal tecnológica acesse: www.higorjorge.com.br.⠀

Top 10 ameaças de segurança para 2011

Top 10 ameaças de segurança para 2011  Dos dez principais ameaças de segurança para 2011, alguns deles até mesmo fazer o bem informado e técnicos mentes fracas nos joelhos. Já este ano, a ameaça número um foi identificado. Pela primeira vez na história da internet, os hackers podem comprar uma cópia registrada de um kit de Malware sofisticados para 99,00 dólares, mas mais sobre essa ameaça abaixo. Em nenhuma ordem particular, estes são os outros nove principais ameaças à segurança para 2011: O Malware Toolkit: Este Kit Malware inclui todas as ferramentas necessárias para criar e atualizar o malware, bem como assumir o controle de um computador host, além de atualizações e-mail e suporte do produto. Por que isso é como a ameaça? Porque não são necessárias habilidades de codificação, os usuários simplesmente precisam dominar as opções do programa clicáveis e são apresentadas com uma web baseada em Linux exploit usando a mais recente tecnologia de botnets, pronto para implantar. hacke