
Atualizado 37/08/2012 às 14h00
Os empresários e a população em geral devem ficar cada vez mais atentos para não caírem nos golpes praticados pela internet. No que se refere ao comércio, esses golpes vem aumentando, com furtos de dados das empresas, clonagem de cheques e de cartões de créditos dos clientes e outras práticas criminosas, muitas vezes causando prejuízos aos donos de lojas.
A afirmação foi feita pelo presidente da ACIJ e do Sincomércio de Jales, Alexandre Rensi, no encerramento da palestra do delegado de polícia de Santana da Ponte Pensa, Higor Vinícius Nogueira Jorge, na última quinta-feira, dia 30, à noite, no anfiteatro da associação. Ele falou para os empresários e convidados durante o lançamento do seu livro “Crimes Cibernéticos – Ameaças e Procedimentos de Investigação”, que escreveu em parceria com o delegado Emerson Wendt, do Rio Grande do Sul.
Higor disse que o aumento desses golpes e outros crimes virtuais estão levando a algumas mudanças na legislação, inclusive no Código Penal, para que se aprovem mais leis em defesa da população. Existe um trabalho muito importante, segundo ele, de mobilização da sociedade, inclusive para que sejam aprovadas leis que criminalizem a invasão de computadores e outras ações que causam transtornos e constrangimentos para os usuários da internet.
Ao mesmo tempo, os advogados, a polícia, o Ministério Público, a magistratura e outros órgãos relacionados com a justiça têm procurado se especializar nesse sentido. Daí a sua contribuição e do seu colega gaúcho para suprir essa busca de informações. Ele informou que o seu livro é a primeira publicação em português que ensina os caminhos para a investigação desses crimes.
Higor explicou que a polícia tem condições de investigar esses golpes e difamações contra os internautas, como já vem fazendo com muito sucesso. As vítimas precisam apenas apresentar suas denúncias, para serem apuradas. Quem preferir, também pode se utilizar do site cert.br que aceita notificações de incidentes virtuais.
No livro, Higor e Emerson ensinam usar a internet com segurança, descrevem as principais ameaças via computador e explicam como as vítimas desses crimes devem proceder, envolvendo a polícia e a justiça, para se chegar aos criminosos.
Extraído do site: http://www.maisinterativa.com.br/noticias.php?id=2693
Comentários
Postar um comentário