Pular para o conteúdo principal

Fail: dados roubados pelo AntiSec eram do PC de um agente especializado em crimes digitais


Agente especial do FBI já havia até mesmo participado de campanhas para recrutamento de hackers.
Por Lucas Karasinski em 4 de Setembro de 2012

Você já deve ter lido aqui no Tecmundo a notícia de que o grupo hacker AntiSec conseguiu roubar do computador de um agente do FBI os dados e registros de aproximadamente 12,3 milhões de usuários da Apple. O fato é que o caso não acaba por aí, pois agora surgiram outras informações muito curiosas sobre o assunto.
Eis que o profissional que teve o notebook invadido pelo grupo foi ninguém menos do que Christopher K. Stangl, um agente especial que, em 2009, também fez um “bico” como garoto-propaganda do FBI em uma campanha para recrutar hackers para trabalhar para a agência.
No vídeo que foi produzido e distribuído na época, Stangl se apresenta como um agente especial que trabalha no combate ao cibercrime e diz que agora, mais do que nunca, o FBI precisa da ajuda daqueles que são especialistas no assunto. O caso acabou dando uma sobrevida ao filme publicitário – e, de acordo com o Slashgear, muitos comentários criticando o agente têm surgido nas redes sociais nos Estados Unidos.
O fato é que o profissional se mostrou mesmo um tanto amador. Isso porque o grupo AntiSec diz ter utilizado uma espécie de explorador remoto que os permitiu acessar os arquivos gravados na área de trabalho do notebook de Christopher, um Dell Vostro.
Ali, os hackers encontraram, com mais facilidade do que eles provavelmente jamais poderiam imaginar, todas aquelas informações pessoais de mais de 12 milhões de pessoas, incluindo nomes completos, telefones, endereços e muito mais.
Fonte: Slashgear

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/ataque-hacker/29470-fail-dados-roubados-pelo-antisec-eram-do-pc-de-um-agente-especializado-em-crimes-digitais.htm#ixzz26gvDiefN


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palavra de Especialista com Delegado Higor Jorge

Hoje, às 19:00, no programa de estreia "Palavra de Especialista", o diretor da ADPESP Rodrigo Lacordia recebe o delegado de Polícia, professor e palestrante Dr. Higor Vinícius Nogueira Jorge para um bate-papo sobre crimes cibernéticos, além de dicas e informações sobre direito e tecnologia. Assistam a entrevista em: https://youtu.be/p9FF98siWvg e também no Spotify.

Palestra sobre investigação criminal tecnológica no V Congresso Nacional de Direito Digital (vídeo)

  O delegado de polícia Higor Vinicius Nogueira Jorge apresentou palestra sobre investigação criminal tecnológica no V Congresso Nacional de Direito Digital. O vídeo da palestra pode ser assistido em:  https://youtu.be/ttwMG_gt55E

Lançamento de livros coordenados por Higor Jorge em São Paulo - Matéria do site da ADPESP

O restaurante da sede será palco do lançamento de três obras: “Manual de Educação Digital, cibercidadania e prevenção de crimes cibernéticos”, “Direito Penal sob a perspectiva da investigação criminal tecnológica”, do delegado Higor Jorge, e “Manual de investigação digital”, do delegado Guilherme Caselli. O evento acontece nesta quinta-feira, 12, de 12h às 15h, com a presença dos autores. Os associados ADPESP poderão adquirir as obras lançadas com valor promocional. Outros títulos Além das obras lançadas, também estarão disponíveis aos associados com valor promocional os livros “Manual de Interceptação Telefônica e Telemática”; “Fake News e Eleições – O Guia Definitivo”; “Enfrentamento da Corrupção e Investigação Criminal Tecnológica”; “Tratado de Investigação Criminal Tecnológica” e “Legislação Criminal Especial Comentada” . AUTORES: ANTÔNIO CARLOS CÂNDIDO ARAÚJO BRENO EDUARDO CAMPOS ALVES CAIO NOGUEIRA DOMINGUES DA FONSECA DÁRIO TACIANO DE FREITAS JÚNIOR DENIZE DOS SANTOS