Pular para o conteúdo principal

Hotelaria é um dos setores com maior índice de roubo de dados


Por Juliana Bellegard · Segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A mais recente edição do Relatório de Investigação de Violação de Dados, desenvolvido pela Verizon, aponta os setores de Acomodação e Alimentação como os mais suscetíveis à ação de hackers e roubo de informações. Os dados apontam que 54% de todos os ataques feitos são a empresas destas duas áreas.

A principal explicação para isso, segundo o estudo, é a chamada “industrialização” dos crimes cibernéticos, combinados com a facilidade de acesso aos sistemas destes estabelecimentos. E-mails no estilo spam com malwares (programas que são instalados no computador atacado para causar algum dano ou roubar informações) são o golpe mais comum, junto com roubo de senhas.

A pesquisa mostra que dentre os ataques registrados, 90% foram feitos por meio de credenciais e senhas de acesso excessivamente simples e que podem ser adivinhadas; ou então por meio dos malwares enviados por e-mails ou sites.

O interesse nos dados financeiros de clientes ou da própria empresa é o principal motivo dos ataques, que não são direcionados especificamente para aquela companhia. As ações são feitas em larga escala e os estabelecimentos mais vulneráveis tornam-se alvo fácil.

Outro dado revelado pelo relatório é o fato das médias e pequenas empresas receberem o maior número desses ataques. De 655 crimes listados na pesquisa, 535 deles foram contra companhias que possuem de 11 a cem funcionários, incluindo franquias de grandes marcas internacionais. O fato destas empresas trabalharem com pouca ou nenhuma segurança de TI justifica o alto número de ataques sofridos.

O estudo
Divulgado no Brasil pela Terremark, o Relatório de Investigação de Violação de Dados é feito pela equipe de Risco da Verizon com a colaboração da Polícia Federal Australiana, Unidade Nacional de Crimes de Alta Tecnologia da Holanda, Serviço de Informação e Segurança da Irlanda, Serviço Secreto dos Estados Unidos e a Unidade de e-Crime da Polícia Central britânica.

Serviço
www.terremark.com.br
www.verizonbusiness.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palavra de Especialista com Delegado Higor Jorge

Hoje, às 19:00, no programa de estreia "Palavra de Especialista", o diretor da ADPESP Rodrigo Lacordia recebe o delegado de Polícia, professor e palestrante Dr. Higor Vinícius Nogueira Jorge para um bate-papo sobre crimes cibernéticos, além de dicas e informações sobre direito e tecnologia. Assistam a entrevista em: https://youtu.be/p9FF98siWvg e também no Spotify.

Palestra sobre investigação criminal tecnológica no V Congresso Nacional de Direito Digital (vídeo)

  O delegado de polícia Higor Vinicius Nogueira Jorge apresentou palestra sobre investigação criminal tecnológica no V Congresso Nacional de Direito Digital. O vídeo da palestra pode ser assistido em:  https://youtu.be/ttwMG_gt55E

Lançamento de livros coordenados por Higor Jorge em São Paulo - Matéria do site da ADPESP

O restaurante da sede será palco do lançamento de três obras: “Manual de Educação Digital, cibercidadania e prevenção de crimes cibernéticos”, “Direito Penal sob a perspectiva da investigação criminal tecnológica”, do delegado Higor Jorge, e “Manual de investigação digital”, do delegado Guilherme Caselli. O evento acontece nesta quinta-feira, 12, de 12h às 15h, com a presença dos autores. Os associados ADPESP poderão adquirir as obras lançadas com valor promocional. Outros títulos Além das obras lançadas, também estarão disponíveis aos associados com valor promocional os livros “Manual de Interceptação Telefônica e Telemática”; “Fake News e Eleições – O Guia Definitivo”; “Enfrentamento da Corrupção e Investigação Criminal Tecnológica”; “Tratado de Investigação Criminal Tecnológica” e “Legislação Criminal Especial Comentada” . AUTORES: ANTÔNIO CARLOS CÂNDIDO ARAÚJO BRENO EDUARDO CAMPOS ALVES CAIO NOGUEIRA DOMINGUES DA FONSECA DÁRIO TACIANO DE FREITAS JÚNIOR DENIZE DOS SANTOS