Pular para o conteúdo principal

OAB cria Comissão de Direito Eletrônico e Crimes Cibernéticos em Santa Fé do Sul (Jornal Notícia Popular)

Facebook, Orkut, redes sociais, e-mails, mensageiros instantâneos, e-commerce, internet banking e outras novidades surgiram e foram tomando corpo depois que internet passou a ser explorada comercialmente, na década de 90.
Nesse contexto, cada vez mais, as pessoas passaram a depender da internet e esse recurso passou a ser explorado de forma a trazer benefícios, mas em alguns casos prejuízos para as pessoas.
Com isso, as Leis passaram a regulamentar comportamentos praticados no ambiente virtual, tendo em vista que tais comportamentos também possuem reflexo na vida real das pessoas.
Em virtude da necessidade dos advogados e outros profissionais do direito acompanharem esse processo, a OAB de Santa Fé do Sul criou a Comissão de Direito Eletrônico e Crimes Cibernéticos.
Segundo o presidente da OAB, José Marcelo Breijão Ártico, um dos objetivos que motivaram a criação da Comissão, foi a necessidade de realizar estudos e projetos em conjunto com advogados e outros segmentos da sociedade com o intuito de apresentar sugestões para o aperfeiçoamento do direito eletrônico e também para diminuir a incidência dos denominados crimes cibernéticos.
O advogado disse que discutia a criação da Comissão com seus membros desde o início do ano e que outro objetivo da Comissão será promover um trabalho de conscientização dos usuários de computadores para a utilização com segurança da internet. Conformo o advogado informou, a Comissão Estadual de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB-SP será uma importante aliada da Comissão de Santa Fé do Sul.
Foi nomeado presidente da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes Cibernéticos, o advogado Evandro Mura, que informou que pretendem fomentar debates jurídicos e multidisciplinares sobre direito eletrônico e prevenção de crimes cibernéticos e também promover o estreitamento de vínculos entre os advogados interessados em aprofundarem seus conhecimentos relacionados com a interação entre direito e informática.
Também fazem parte da Comissão, os advogados Francisco Marin da Cruz Netto e Paulo Rogério Gonçalves da Silva que possuem conhecimentos aprofundados na área do direito eletrônico e entendem que a iniciativa pode ser um importante instrumento para aproximar os advogados da 115ª Subsecção de Santa Fé do Sul com a comunidade, por intermédio de palestras e outras atividades.
O delegado Higor Vinicius Nogueira Jorge, autor do livro “Crimes Cibernéticos – Ameaças e Procedimentos de Investigação”, em parceria com Emerson Wendt, foi nomeado membro consultor da Comissão, em razão de ter uma destacada atuação técnica-acadêmica na área do direito eletrônico e na investigação dos crimes cibernéticos. Pela primeira vez na história da OAB de Santa Fé do Sul um profissional que não é advogado passou a fazer parte de uma Comissão.
O delegado informou que temas como Processo Eletrônico, Escrituração Digital, Certificação Digital, Nota Fiscal Eletrônica, Comércio Eletrônico, Direitos do Autor, Inclusão Digital, Cibercidadania e outros temas relacionados com Direito Eletrônico, de forma progressiva, farão parte da vida de todas as pessoas e os profissionais do direito devem se capacitar para acompanhar as mudanças de paradigmas que esses temas representam.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palavra de Especialista com Delegado Higor Jorge

Hoje, às 19:00, no programa de estreia "Palavra de Especialista", o diretor da ADPESP Rodrigo Lacordia recebe o delegado de Polícia, professor e palestrante Dr. Higor Vinícius Nogueira Jorge para um bate-papo sobre crimes cibernéticos, além de dicas e informações sobre direito e tecnologia. Assistam a entrevista em: https://youtu.be/p9FF98siWvg e também no Spotify.

Palestra sobre investigação criminal tecnológica no V Congresso Nacional de Direito Digital (vídeo)

  O delegado de polícia Higor Vinicius Nogueira Jorge apresentou palestra sobre investigação criminal tecnológica no V Congresso Nacional de Direito Digital. O vídeo da palestra pode ser assistido em:  https://youtu.be/ttwMG_gt55E

Lançamento de livros coordenados por Higor Jorge em São Paulo - Matéria do site da ADPESP

O restaurante da sede será palco do lançamento de três obras: “Manual de Educação Digital, cibercidadania e prevenção de crimes cibernéticos”, “Direito Penal sob a perspectiva da investigação criminal tecnológica”, do delegado Higor Jorge, e “Manual de investigação digital”, do delegado Guilherme Caselli. O evento acontece nesta quinta-feira, 12, de 12h às 15h, com a presença dos autores. Os associados ADPESP poderão adquirir as obras lançadas com valor promocional. Outros títulos Além das obras lançadas, também estarão disponíveis aos associados com valor promocional os livros “Manual de Interceptação Telefônica e Telemática”; “Fake News e Eleições – O Guia Definitivo”; “Enfrentamento da Corrupção e Investigação Criminal Tecnológica”; “Tratado de Investigação Criminal Tecnológica” e “Legislação Criminal Especial Comentada” . AUTORES: ANTÔNIO CARLOS CÂNDIDO ARAÚJO BRENO EDUARDO CAMPOS ALVES CAIO NOGUEIRA DOMINGUES DA FONSECA DÁRIO TACIANO DE FREITAS JÚNIOR DENIZE DOS SANTOS