Pular para o conteúdo principal

Estados Unidos e China afirmam que combateram crimes cibernéticos

Outros temas mais sensíveis também estão na pauta dos líderes mundiais
Deutsche Welle / A. Colman

Durante encontro informal nos EUA, os presidentes Barack Obama e Xi Jinping afirmam que trabalharão em conjunto para combater crimes cibernéticos. Outros temas mais sensíveis também estão na pauta dos líderes mundiais.

O primeiro encontro entre os presidentes foi marcado por um clima cordial e declarações sobre um "novo modelo" de cooperação entre as duas maiores economias globais. Segundo Obama, a construção de uma boa relação entre os dois líderes é importante não apenas para seus respectivos países, mas para "todo o mundo".

Xi foi recebido por Obama na sexta-feira em Rancho Mirage, 200 quilômetros ao norte de Los Angeles, sob um forte calor de 46 graus Celsius. Logo após desembarcar para sua primeira visita em território norte-americano desde que assumiu o cargo, em março deste ano, o presidente chinês ressaltou que este pode ser um "recomeço histórico". Segundo autoridades dos dois países, o encontro de dois dias pode ajudar a arrefecer as relações não raramente tensas entre China e Estados Unidos.

Crimes cibernéticos

Após o jantar e uma reunião de mais de duas horas, Obama e Xi concordaram em trabalhar em conjunto para reforçar o controle sobre crimes na internet – tema tenso na relação bilateral, uma vez que Washington frequentemente acusa os chineses de hackear empresas e redes de comunicação do Exército dos Estados Unidos. Xi destacou que a China tem sido constantemente vítima de cyber ataques, e que seu país sofre acusações injustas.

Durante a visita, os dois líderes deverão abordar temais ainda mais sensíveis, como o conflito na Síria e o programa nuclear da Coreia do Norte. Com o governo chinês, aliado da Coreia do Norte, mostrando-se cada vez mais impaciente com as ameaças nucleares de Pyongyang, Obama espera conseguir aproximar Pequim da política antinuclear na região defendida pelos EUA.

Os mais influentes

A China se encontra a caminho de uma nova ordem mundial, na qual Pequim e Washington formarão o G2, o grupo das maiores economias do planeta, avalia o cientista político Yan Xuetong, da Universidade Tsinghua, em Pequim. Considerados os 27 países da União Europeia, o bloco ainda ocupa o segundo lugar no ranking. "Essa relação bilateral (EUA e China) será, no futuro a mais influente no mundo. Não existirá nenhuma outra mais importante", avalia Yan Xuetong.

Há quem acredite, porém, não existirem motivos para a Europa ficar preocupada. Para o deputado Alexander Graf Lambsdorff, especialista em política externa no Parlamento Europeu, é difícil dizer qual relação é mais importante no momento. "As relações são bem diferentes. EUA e China são rivais geoestratégicos na região do Pacífico. Os Estados Unidos têm acordos bilaterais de segurança com Japão e Coreia do Sul. E obviamente a China tem interesse na região", avalia Lambsdorff, ressaltando que, sob esta perspectiva, a relação Europa-China é bem distinta.

A Europa, afirma o especialista, conduz um diálogo de Estado de direito com a China. "Mostramos claramente que não estamos de acordo com a situação dos direitos humanos no país asiático", ressalta.

http://www.midiams.com.br/noticia/internacional/estados-unidos-e-china-afirmam-que-combateram-crimes-ciberneticos/65442

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeiro episódio da "Conversa com Autores" com o delegado Wagner Carrasco

  Nesta segunda-feira teve início uma série de lives denominada "Conversa com Autores". O primeiro coautor a participar foi delegado Wagner Martins Carrasco de Oliveira @delegadowagnercarrasco que abordou os mesmos temas apresentados no capítulo que escreveu para o Tratado de Investigação Criminal Tecnológica, especialmente abordou os crimes de pirataria e a operação 404. Wagner Martins Carrasco de Oliveira é Delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo, em exercício na 1ª Delegacia da Divisão de Investigações Gerais (DIG) do Departamento de Investigações Criminais (DEIC). Graduado em Direito. Especialista Ciências Penais. Mestre em Adolescentes em Conflito com a Lei.

Número de golpes aplicados pela internet aumenta em um ano em Rio Preto ...

Número de golpes aplicados pela internet aumenta em um ano em Rio Preto O número de golpes aplicados pela internet aumentou em um ano, em São José do Rio Preto (SP). A polícia atribui parte da alta à pandemia, já que mais pessoas usam a internet. O delegado Higor Vinicius Nogueira Jorge apresentou as principais recomendações de segurança para que as pessoas não sejam vítimas desse tipo de delito. Matéria oriunda da TV Tem de São José do Rio Preto, afiliada da TV Globo. Mais informações sobre investigação criminal tecnológica acesse: www.higorjorge.com.br.⠀

Top 10 ameaças de segurança para 2011

Top 10 ameaças de segurança para 2011  Dos dez principais ameaças de segurança para 2011, alguns deles até mesmo fazer o bem informado e técnicos mentes fracas nos joelhos. Já este ano, a ameaça número um foi identificado. Pela primeira vez na história da internet, os hackers podem comprar uma cópia registrada de um kit de Malware sofisticados para 99,00 dólares, mas mais sobre essa ameaça abaixo. Em nenhuma ordem particular, estes são os outros nove principais ameaças à segurança para 2011: O Malware Toolkit: Este Kit Malware inclui todas as ferramentas necessárias para criar e atualizar o malware, bem como assumir o controle de um computador host, além de atualizações e-mail e suporte do produto. Por que isso é como a ameaça? Porque não são necessárias habilidades de codificação, os usuários simplesmente precisam dominar as opções do programa clicáveis e são apresentadas com uma web baseada em Linux exploit usando a mais recente tecnologia de botnets, pronto para implantar. hacke