sexta-feira, 21 de junho de 2013

Palestra sobre segurança nas redes sociais e crimes cibernéticos em Santana da Ponte Pensa

No dia 18 de junho de 2013 o delegado de polícia Higor Vinicius Nogueira Jorge apresentou a palestra “Redes Sociais e Crimes Cibernéticos” para os alunos da Escola Estadual Domingos Donato Rivelli, em Santana da Ponte Pensa.
Segundo Higor Jorge as redes sociais, num mundo globalizado, cada vez mais, fazem parte do cotidiano das pessoas, de forma a oferecer uma ferramenta de comunicação nunca vista antes. Porém, o resultado desta utilização depende de como ocorre o seu uso. Por isso é necessário utilizar a internet e os recursos tecnológicos com ética e segurança.
O delegado informou que as redes sociais, principalmente o Facebook, Orkut e Twitter, são instrumentos muito utilizados por pessoas com más intenções, que tenham o objetivo de praticar crimes. Nesse contexto, tem sido frequente para os órgãos que realizam a investigação criminal a identificação de autores de crimes cibernéticos praticados nestas plataformas.
Na ocasião o palestrante falou também sobre os principais crimes e atos infracionais realizados por intermédio de computadores e comentou sobre como o usuário de internet pode se proteger.
O palestrante é também presidente da Câmara Municipal de Santana da Ponte Pensa, especialista na investigação de crimes cibernéticos, autor do livro “Crimes Cibernéticos – Ameaças e Procedimentos de Investigação”, elaborado em parceria com Emerson Wendt e tem feito palestras sobre esse tema em várias localidades.







Matéria publicada no jornal Folha do Noroeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário