Pular para o conteúdo principal

Delegado representou continente americano na Alemanha e ministrou aulas sobre investigação criminal tecnológica

O delegado de polícia Higor Vinicius Nogueira Jorge participou do Seminário “Drones: modos de uso, possibilidades técnicas e aspectos jurídicos de um novo instrumento de trabalho para a polícia”, entre os dias 24 e 28 de setembro de 2018, no Centro Internacional de Conferências IBZ Schloss Gimborn, na Alemanha, em razão de ter sido contemplado com a Bolsa Arthur Troop (ATS) da Associação Internacional de Polícia (IPA), representando os policiais do continente americano.
A Associação Internacional de Polícia (IPA) foi fundada em 1º de janeiro de 1950 sob o lema em esperanto “Servo per Amikeco” (servir através da amizade), para criar uma união fraterna e incentivar a cooperação individual entre os policiais do mundo e possui aproximadamente 400 mil membros e seções em 60 países.

Figura 1: Dependências do Centro Internacional de Conferências IBZ Schloss Gimborn 

O Centro Internacional de Conferências IBZ Schloss Gimborn divulgou, em sua conta da rede social Facebook (https://www.facebook.com/IBZGimborn), imagens da abertura do Seminário, como demonstrado a seguir:

Figura 2: Publicação do Facebook do Centro Internacional de Conferências IBZ Schloss Gimborn 

Figura 3: Publicação do Facebook do Centro Internacional de Conferências IBZ Schloss Gimborn

Durante o Seminário o delegado de polícia Higor Vinicius Nogueira Jorge teve a oportunidade de apresentar aulas sobre a investigação criminal tecnológica e utilização de fontes abertas na elucidação de delitos, de modo que ofereceu informações teóricas e casos práticos cujos conhecimentos sobre as ferramentas foram utilizados com eficácia pela Polícia Civil do Estado de São Paulo no enfrentamento ao crime, bem como houve troca de informações que estão sendo difundidas perante a Academia de Polícia da Polícia Civil do Estado de São Paulo, principalmente sobre investigação criminal tecnológica, forense computacional, análise em redes sociais e aplicação de fontes abertas e promoveu o lançamento da coleção “Investigação Criminal Tecnológica”, volumes I e II, de sua autoria, pela Editora Brasport.

Figura 4: Imagem do delegado apresentando aula sobre investigação criminal tecnológica 

Figura 5: Término das aulas sobre investigação criminal tecnológica Ao término do Seminário ocorreu a entrega dos certificados para os participantes e foi registrada a foto oficial do evento.

Figura 6: Foto oficial do Seminário com todos os participantes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palavra de Especialista com Delegado Higor Jorge

Hoje, às 19:00, no programa de estreia "Palavra de Especialista", o diretor da ADPESP Rodrigo Lacordia recebe o delegado de Polícia, professor e palestrante Dr. Higor Vinícius Nogueira Jorge para um bate-papo sobre crimes cibernéticos, além de dicas e informações sobre direito e tecnologia. Assistam a entrevista em: https://youtu.be/p9FF98siWvg e também no Spotify.

Obra com comentários sobre mais de 70 leis criminais tem valor promocional para associados ADPESP - Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo

  A editora Juspodivm lançou a obra “Legislação Criminal Especial Comentada” elaborada por 24 delegados de polícia de todo o país, sendo 14 do estado de São Paulo. A coordenação é dos delegados Higor Vinicius Nogueira Jorge, de São Paulo, Joaquim Leitão Júnior, de Mato Grosso e William Garcez, do Rio Grande do Sul. O livro oferece comentários doutrinários e jurisprudenciais de forma objetiva, sobre mais de 70 leis criminais. Associados ADPESP podem comprar o lançamento com valor especial,  direto no site da editora Juspodivm. O cupom é válido até as 23:59 do dia 21 de maio . Para aproveitar o desconto, utilize o cupom ADPESP. A obra tem chamado a atenção do meio jurídico, sendo escrita pelos seguintes delegados e delegadas de polícia: – Antônio Flávio Rocha Freire – Bruno Fontenele Cabral – Everson Aparecido Contelli – Gabriela Madrid Aquino – Higor Vinicius Nogueira Jorge – Jakelline Costa Barros dos Santos – Joaquim Leitão Júnior – João Paulo Firpo Fontes – Joerberth Pinto Nunes – Kl

Publicado o livro “Direito Penal sob a perspectiva da investigação criminal tecnológica”

POR QUE COMPRAR O LIVRO: DIREITO PENAL SOB A PERSPECTIVA DA INVESTIGAÇÃO CRIMINAL TECNOLÓGICA? O mundo fenomênico sofre, constantemente, influência da tecnologia em sua evolução e no seu aperfeiçoamento. Logo, esse fenômeno repercute, também, no âmbito criminal, visto que os delitos atuais contam com um componente que evolui a cada minuto, qual seja, o tecnológico (informático, inclusive). Assim, os conceitos de vestígio e o de corpo de delito ampliaram-se. Tal fato exige dos investigadores preparação e atualização constantes, visto que o criminoso, no atual estágio, pode voltar ao local do crime até mesmo virtualmente para prejudicar a obtenção de sinais que, em geral, não são mais observáveis de plano ou percebidos materialmente, no sentido tradicional. Trata-se de um desafio e a forma de enfrentá-lo tem na capacitação o suporte necessário. Para tanto, a presente obra, coordenada pelo jovem e competente Delegado de Polícia Higor Vinicius Nogueira Jorge, viabiliza a obte