O delegado de polícia Higor Vinicius Nogueira Jorge, teve nova obra lançada pela editora Juspodvim. Trata-se do livro ‘Enfrentamento da Corrupção e Investigação Criminal Tecnológica’, que conta com a participação de mais de 30 nomes entre delegados de polícia, advogados, promotor de justiça, desembargadora e outros especialistas em segurança pública e justiça.
De acordo com Higor Jorge, a ideia de discutir o tema se deu a partir da publicação da obra ‘Tratado de Investigação Criminal Tecnológica’. Por meio das informações e procedimentos oriundos da experiência diária dos autores, o trabalho é segmentado em cinco eixos e “mostra os caminhos para aliar a investigação criminal tradicional e a investigação criminal tecnológica para potencializar o combate à corrupção”.
A obra elucida ferramentas e mecanismos tecnológicos que têm por finalidade prevenir e enfrentar essa prática criminosa. O delegado afirma que esse tipo de crime “se faz presente em espaços como a máquina pública, por exemplo, por meio de desvios de verbas públicas, crimes do colarinho branco, entre outros”. Ele reforça que o livro pode ser consultado tanto por quem pretende fiscalizar a atuação do poder público, como por quem trabalha diretamente nos órgãos de persecução criminal.
O leitor encontrará amplo debate sobre fontes abertas, novas modalidades de afastamento de sigilo, questões jurídicas alocadas no direito anticorrupção, além de estudos de casos mostrando, na prática, como a sinergia entre os tipos de investigação é traduzida em resultados. Higor Jorge pontua que o livro pretende, ainda, trazer atenção para a necessidade dos investimentos em tecnologia. “Quanto mais investimentos em tecnologia são direcionados à atuação das polícias judiciárias, menos serão necessários outros investimentos, como viaturas, armas e coletes para as polícias judiciárias e para outros órgãos da segurança pública”.
O livro tem apresentação do delegado da Polícia Federal, Márcio Adriano Anselmo. O prefácio fica por conta do delegado de polícia e diretor da ADPESP, Francisco Sannini Neto. O livro está disponível para aquisição na página da editora Juspodivm.
Saiba mais sobre obras com temas correlatos em: www.higorjorge.com.br.
Sobre o autor
Higor Vinicius Nogueira Jorge é delegado da Polícia Civil paulista e professor da Acadepol. Associado ADPESP, ele também é titular da cadeira 30 da Academia de Ciências, Artes e Letras dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Acadpesp).
O delegado Higor Jorge é ainda professor de diferentes disciplinas, investigador digital forense certificado pela REDLIF, coautor do ‘Manual de Interceptação Telefônica e Telemática’ e coordenador dos livros ‘Enfrentamento da Corrupção e Investigação Criminal Tecnológica’ e ‘Tratado de Investigação Criminal Tecnológica’, ambos publicados pela editora Juspodivm.
Comentários
Postar um comentário