Pular para o conteúdo principal

Contato

E-mail: falecom@crimesciberneticos.net



Currículo Resumido
Higor Vinicius Nogueira Jorge é Delegado de Polícia e professor da Academia de Polícia na Polícia Civil do Estado de São Paulo, titular da cadeira 30 da Academia de Ciências, Artes e Letras dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo e membro da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo.
Também é membro da Associação Internacional de Informática Forense (ASIIF), da Associação Internacional de Investigação de Crimes de Alta Tecnologia (Htcia) e da Associação Internacional da Polícia (Ipa – Brasil), professor de inteligência cibernética do Ministério da Justiça, professor da pós-graduação Advocacia no Direito Digital e Proteção de Dados na Escola Brasileira de Direito (Ebradi), professor da pós-graduação em Compliance e Direito Anticorrupção e da pós-graduação em Direito Político e Eleitoral do Complexo de Ensino Renato Saraiva (Cers), professor da especialização da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, membro do grupo de estudos de direito digital e compliance da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e investigador digital forense certificado pela REDLIF.

Em 2017 recebeu Moção de Aplausos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e de diversas Câmaras dos Vereadores e foi contemplado com a Bolsa Arthur Troop da International Police Association (Ipa), representando o continente americano em seminário sobre drones e segurança pública no Centro Internacional de Conferências IBZ Schloss Gimborn, na Alemanha, onde também ministrou aulas sobre investigação criminal tecnológica e investigação em fontes abertas.

Em 2017 e 2019 foi escolhido na categoria “Jurídica” entre os melhores Delegados do Brasil pelo Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social.



Autor/coautor das seguintes obras:
enfrentamento-da-corrupcao-e-investigacao-criminal-tecnologica-procedimentos-fontes-abertas-estudo-de-casos-e-direito-anticorrupcao-2020-ec30 - Copia JPG

Enfrentamento da Corrupção e Investigação Criminal Tecnológica - Procedimentos, fontes abertas, estudo de casos e direito anticorrupção

Coordenação: Higor Vinicius Nogueira Jorge

livro

Investigação Criminal Tecnológica

Volume 1

267790-2 dimensao duplicada novo

A Nova Campanha Eleitoral 2020

Coordenação: Igor Pereira Pinheiro

Higor Jorge abordou o tema Fake News e Eleições, inclusive apresentou alguns aspectos do enfrentamento da #desinformação no âmbito eleitoral.

temas-atuais-de-policia-judiciaria-2016-632d6767ae5d08556a12e9089ace482a

Temas Atuais de Polícia Judiciária

Coordenação: Bruno Taufner Zanotti e Cleopas Isaías Santos

manual-de-interceptacao-telefonica-e-telematica-teoria-e-pratica-2020-c53e

Manual de Interceptação Telefônica e Telemática - Teoria e Prática

Autores: Higor Vinicius Nogueira Jorge, Adair Dias de Freitas Júnior e Oleno Carlos Faria Garzella

investigacao-criminal-tecnologica-volume-2

Investigação Criminal Tecnológica

Volume 2

capa-livro-sobre-fake-news

Combate Às Fake News - A Visão Do Delegado De Polícia

Coordenação: Clayton da Silva Bezerra e Giovani Celso Agnoletto

tratado-de-investigacao-criminal-tecnologica-2020-frente

Tratado de Investigação Criminal Tecnológica

Coordenação: Higor Vinicius Nogueira Jorge

tratadocontemporaneopoliciajudicia

Tratado Contemporâneo de Polícia Judiciária

Coordenação: Joaquim Leitão Júnior

Higor Jorge elaborou capítulo sobre a aplicação da investigação criminal tecnológica no enfrentamento da corrupção.

Sem título-1

Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação

Emerson Wendt e Higor Vinicius Nogueira Jorge

Cronologia
- 2020 Foi coautor dos livros A Nova Campanha Eleitoral 2020 e Tratado Contemporâneo de Polícia Judiciária.
- 2020 Coordenou a obra "Tratado de Investigação Criminal Tecnológica", pela Editora Juspodivm, que constou com a participação de 35 autores brasileiros e de outras países.
- 2020 Publicou a obra "Manual de Interceptação Telefônica e Telemática", juntamente com Adair Dias Freitas Júnior e Oleno Carlos Faria Garzella, pela Editora Juspodivm.
- 2020 Nomeado membro da Associação Internacional de Informática Forense.
- 2020 Nomeado membro do grupo de estudos de direito digital e compliance da Fiesp. 
- 2019 Foi escolhido na "Categoria Jurídica" entre os melhores delegados de polícia do Brasil pelo Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social.
- 2018 Publicou a obra “Investigação Criminal Tecnológica”, volumes I e II, pela Editora Brasport (1ª edição – 2018).
- 2019 Publicou a obra "Combate às Fake News – Doutrina e Prática", em parceria com outros autores, pela Editora Mallet (1ª edição – 2019).
- 2019 Apresentou aulas na pós-graduação em Compliance e Direito Anticorrupção e na pós-graduação em Direito Político e Eleitoral do Cers (Complexo Jurídico Renato Saraiva).
- 2019 Apresentou aulas na especialização em inteligência estratégica da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg - Campinas).
- 2019 Apresentou aulas na pós-graduação em Direito Digital e Compliance do Damásio Educacional.
- 2018 Publicou a obra “Combate à Violência Contra a Mulher – Medidas Protetivas – Lei Maria da Penha – Doutrina e Prática”, em parceria com outros autores, pela Editora Mallet (1ª edição – 2018).
- 2018 Apresentou aulas sobre investigação criminal tecnológica e investigação em fontes abertas no Centro Internacional de Conferências IBZ Schloss Gimborn, na Alemanha e em Portugal.
- 2018 Em razão de ter sido contemplado com a Bolsa Arthur Troop da Associação Internacional da Polícia (International Police Association - IPA), representou o continente americano em seminário sobre drones e segurança pública no Centro Internacional de Conferências IBZ Schloss Gimborn, na Alemanha.
- 2017 Recebeu "Moção de Aplausos" da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e da Câmara Municipal de Santa Fé do Sul, Santana da Ponte Pensa e Guaratinguetá.
- 2017 Foi escolhido na categoria "Jurídica" entre os melhores delegados de polícia do Brasil pelo Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social, juntamente com delegados Alessandro Barreto, Bruno Zanotti, Cleopas Isaías, Emerson Wendt, Francisco Sannini, Henrique Hoffmann e Márcio Anselmo.
- 2017 Representando o continente americano, foi contemplado com a Bolsa Arthur Troop (ATS), para participar de seminário no Centro Internacional de Conferências IBZ Schloss Gimborn, na Alemanha, pela International Police Association (IPA), oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre aeronaves remotamente pilotadas (drones), tecnologia e segurança pública.
- 2017  Publicou a obra "Combate a Exploração Sexual Infantil  – Pedofilia – Doutrina e Prática”, em parceria com outros autores, pela Editora Mallet (1ª edição – 2017).
- 2016 Publicou a obra "Combate ao Crime Cibernético - Doutrina e Prática”, em parceria com outros autores, pela Editora Mallet (1ª edição - 2016).
- 2016 Publicou a obra “Temas Atuais de Polícia Judiciária”, em parceria com outros autores, pela Editora Juspodivm (1ª edição – 2015; 2ª edição – 2016).
- 2015 Tornou-se professor do curso de inteligência cibernética do Ministério da Justiça - Senasp.
- 2014 Eleito presidente do Conselho de Ética da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (2015/2017).
- 2014 Publicou as obras “Legislação aplicada à Polícia Federal – Conforme o edital dos concursos para os cargos de nível superior e nível intermediário da Polícia Federal” e “Legislação para o concurso de investigador de polícia da Polícia Civil do Estado de São Paulo” na versão digital.
- 2013 Depois de aproximadamente 2.000 exemplares vendidos, a 2ª edição da obra “Crimes Cibernéticos: ameaças e procedimentos de investigação” publicada em parceria com o delegado Emerson Wendt foi ampliada e lançada.
- 2013 Eleito diretor do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (2014/2016).
- 2013 Nomeado membro da Associação Internacional de Investigação de Crimes de Alta Tecnologia (HTCIA).
- 2013 Depois de aproximadamente 2.000 exemplares vendidos, a 2ª edição da obra “Crimes Cibernéticos: ameaças e procedimentos de investigação” publicada em parceria com o delegado Emerson Wendt foi ampliada e lançada.
- 2013 Eleito diretor do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (2014/2016).
- 2012 Publicou a 1ª edição da obra “Crimes Cibernéticos: ameaças e procedimentos de investigação” juntamente com o delegado Emerson Wendt, pela Editora Brasport.
- 2012 Eleito vereador com a maior votação da história de Santana da Ponte Pensa (13,69% dos votos válidos) e eleito presidente da Câmara Municipal de Santana da Ponte Pensa (2013/2014).
- 2012 Nomeado membro consultor da Comissão de Ciência e Tecnologia da OAB-SP.
- 2011 Nomeado membro consultor da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB-SP.
- 2011 Torna-se palestrante do curso de inteligência estratégica da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – representação de Campinas.
- 2010 Eleito diretor do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (2011/2013).
- 2009 Implementou o projeto Polícia Civil Comunitária no município de Santana da Ponte Pensa e em algumas cidades da região.
- 2009 Aprovado professor da Academia de Polícia (Acadepol) da Polícia Civil do Estado de São Paulo.
- 2009 Conclusão da Pós-Graduação em Polícia Comunitária na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL.
- 2008 Eleito titular da cadeira 30 da Academia de Ciências, Letras e Artes dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo - ACADPESP.
- 2008 Medalha MMDC, Sociedade Amigos de 32 - MMDC.
- 2007 Vencedor do Concurso de Monografias sobre Integração dos Órgãos de Inteligência Policial organizado pela Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo - ADPESP.
- 2004 Aprovado no concurso de Delegado de Polícia.
- 2003 Aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil.
- 2003 Conclusão do curso de Direito no Centro Universitário Toledo de Araçatuba - UNITOLEDO.
- 1980 Nasceu em Santana da Ponte Pensa.

Comentários

  1. Prezado bom dia...
    Estou terminando minha gradução em Direito.
    E o tema escolhido com tese do meu trabalho de conclusão de curso(Crime Cibernético).Gostaria de alguma orientação sua de onde me basear além claro do seu livro

    ResponderExcluir
  2. Tenho o interesse de manter contato profissional e pedagógico! Gostaria que me direcionasse ao meu campo de trabalho pois é um Perito em qualquer aria que eu esteja ! Ex- Atleta. Natação. Com Tema Intolerância Esportiva. gustavoives@hotmail.com Um abraço, Aguardo contato (segurança privada com investigação particular).

    ResponderExcluir
  3. Ola boa note, estou concluindo o curso de redes de computadores e estou querendo fazer o meu tcc sobre esteganografia, e gostaria de saber quais os benefícios que a esteganografia pode nos ajudar por favor aguardo um retorno é um assunto que me deixou bastante curioso por este motivo gostaria de saber uma posição do SR quanto ao assunto por favor me da uma ajudinha
    ATT.:
    wekscirley da Silva nobrega
    wekscirley@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Estou tambem fazendo um trabalho sobre a materia e quero utilizar as informações do site, pois é muito completo e orientador.
    rodrigo Silva
    rodrigoprofessional@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Primeiro episódio da "Conversa com Autores" com o delegado Wagner Carrasco

  Nesta segunda-feira teve início uma série de lives denominada "Conversa com Autores". O primeiro coautor a participar foi delegado Wagner Martins Carrasco de Oliveira @delegadowagnercarrasco que abordou os mesmos temas apresentados no capítulo que escreveu para o Tratado de Investigação Criminal Tecnológica, especialmente abordou os crimes de pirataria e a operação 404. Wagner Martins Carrasco de Oliveira é Delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo, em exercício na 1ª Delegacia da Divisão de Investigações Gerais (DIG) do Departamento de Investigações Criminais (DEIC). Graduado em Direito. Especialista Ciências Penais. Mestre em Adolescentes em Conflito com a Lei.

Número de golpes aplicados pela internet aumenta em um ano em Rio Preto ...

Número de golpes aplicados pela internet aumenta em um ano em Rio Preto O número de golpes aplicados pela internet aumentou em um ano, em São José do Rio Preto (SP). A polícia atribui parte da alta à pandemia, já que mais pessoas usam a internet. O delegado Higor Vinicius Nogueira Jorge apresentou as principais recomendações de segurança para que as pessoas não sejam vítimas desse tipo de delito. Matéria oriunda da TV Tem de São José do Rio Preto, afiliada da TV Globo. Mais informações sobre investigação criminal tecnológica acesse: www.higorjorge.com.br.⠀

Top 10 ameaças de segurança para 2011

Top 10 ameaças de segurança para 2011  Dos dez principais ameaças de segurança para 2011, alguns deles até mesmo fazer o bem informado e técnicos mentes fracas nos joelhos. Já este ano, a ameaça número um foi identificado. Pela primeira vez na história da internet, os hackers podem comprar uma cópia registrada de um kit de Malware sofisticados para 99,00 dólares, mas mais sobre essa ameaça abaixo. Em nenhuma ordem particular, estes são os outros nove principais ameaças à segurança para 2011: O Malware Toolkit: Este Kit Malware inclui todas as ferramentas necessárias para criar e atualizar o malware, bem como assumir o controle de um computador host, além de atualizações e-mail e suporte do produto. Por que isso é como a ameaça? Porque não são necessárias habilidades de codificação, os usuários simplesmente precisam dominar as opções do programa clicáveis e são apresentadas com uma web baseada em Linux exploit usando a mais recente tecnologia de botnets, pronto para implantar. hacke