Pular para o conteúdo principal

EUA propõem ferramenta para evitar rastreamento de usuários na internet

DA EFE, EM WASHINGTON

Uma agência governamental dos Estados Unidos propôs nesta quarta-feira um plano para fornecer aos usuários na internet um mecanismo que proteja sua privacidade frente os programas de rastreamento que armazenam e vendem suas informações na rede.
A Comissão Federal de Comércio (FTC, por sua sigla em inglês), que se encarrega de proteger a privacidade dos consumidores nos EUA, publicou o relatório como um marco de recomendações ao governo, legisladores e empresas.
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook
A proposta é apresentada em meio ao debate sobre a privacidade na internet nos EUA, que ressurgiu após vários erros nos sistemas de confidencialidade da web e de redes sociais como o Facebook.
Uma das maiores preocupações da FTC são os programas "invisíveis" que se instalam automaticamente em computadores com a entrada do usuário em um site e servem para rastrear suas ações e compartilhá-las entre empresas.
Os dados recopilados servem para projetar gostos, costumes e atitudes de usuários a uma escala global e tão extensa como é a internet, uma informação muito valiosa e utilizada por agências de publicidade.
A FTC conclui que as regulações das companhias sobre o tema "falharam à hora de fornecer uma proteção adequada e significativa" aos consumidores.
A resposta para a agência governamental é "privacidade por definição", um termo que utiliza para explicar como as companhias deveriam fornecer sistemas que protejam o usuário por obrigação.
Para isso, propõe uma ferramenta de "não rastreamento" ("Do Not Track") que as empresas deveriam implementar para que os consumidores escolham se podem guardar dados como suas buscas e navegação na web.
A armazenagem dessa informação deveria ser permitida apenas quando for necessária e eliminada de uma maneira regular, segundo o relatório, que foi apresentado um dia antes de a subcomissão da Câmara de Representantes de Comércio e Defesa do Consumidor tratar do mesmo assunto em uma audiência.
+ NOTÍCIAS EM TEC

Extraído do site: http://www1.folha.uol.com.br/tec/839731-eua-propoem-ferramenta-para-evitar-rastreamento-de-usuarios-na-internet.shtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palavra de Especialista com Delegado Higor Jorge

Hoje, às 19:00, no programa de estreia "Palavra de Especialista", o diretor da ADPESP Rodrigo Lacordia recebe o delegado de Polícia, professor e palestrante Dr. Higor Vinícius Nogueira Jorge para um bate-papo sobre crimes cibernéticos, além de dicas e informações sobre direito e tecnologia. Assistam a entrevista em: https://youtu.be/p9FF98siWvg e também no Spotify.

Palestra sobre investigação criminal tecnológica no V Congresso Nacional de Direito Digital (vídeo)

  O delegado de polícia Higor Vinicius Nogueira Jorge apresentou palestra sobre investigação criminal tecnológica no V Congresso Nacional de Direito Digital. O vídeo da palestra pode ser assistido em:  https://youtu.be/ttwMG_gt55E

Lançamento de livros coordenados por Higor Jorge em São Paulo - Matéria do site da ADPESP

O restaurante da sede será palco do lançamento de três obras: “Manual de Educação Digital, cibercidadania e prevenção de crimes cibernéticos”, “Direito Penal sob a perspectiva da investigação criminal tecnológica”, do delegado Higor Jorge, e “Manual de investigação digital”, do delegado Guilherme Caselli. O evento acontece nesta quinta-feira, 12, de 12h às 15h, com a presença dos autores. Os associados ADPESP poderão adquirir as obras lançadas com valor promocional. Outros títulos Além das obras lançadas, também estarão disponíveis aos associados com valor promocional os livros “Manual de Interceptação Telefônica e Telemática”; “Fake News e Eleições – O Guia Definitivo”; “Enfrentamento da Corrupção e Investigação Criminal Tecnológica”; “Tratado de Investigação Criminal Tecnológica” e “Legislação Criminal Especial Comentada” . AUTORES: ANTÔNIO CARLOS CÂNDIDO ARAÚJO BRENO EDUARDO CAMPOS ALVES CAIO NOGUEIRA DOMINGUES DA FONSECA DÁRIO TACIANO DE FREITAS JÚNIOR DENIZE DOS SANTOS