Pular para o conteúdo principal

Seu carro já pode ser controlado por hackers

Daniel dos Santos

Por Daniel dos Santos . 24.01.11 - 09h25

Pesquisadores dos EUA mostram como abrir a porta, ligar ou até cortar o freio de veículos – sem tocar nele

Com os carros incorporando cada vez mais sistemas dignos de computadores em seus painéis e estrutura, não é de se espantar que algumas preocupações e tormentos  do mundo da informática cheguem também às ruas e pistas. Sabia que já tem carro com sistema operacional? E também “dá pau” (como muitos computadores com Windows), fazendo até o veículo morrer e desligar o sistema elétrico…
Graças a essa nova “configuração”, os carros começam a chamar a atenção dos pesquisadores de segurança, preocupados com atuação de hackers, criminosos ou até mesmo terroristas. Especialistas da Universidade de Zurique, na Suíça, demonstraram esta semana como “hackear” com facilidade o sistema de abertura e mesmo de ignição sem chave (utilizado em vários modelos de carros mais modernos).
Foram utilizados dez carros de oito fabricantes diferentes, que utilizam um sistema que permite abrir a porta do carro apenas se aproximando do veículo com a chave no bolso (não é necessário inserir no veículo). O carro e a chave se comunicam por sinais de rádio, dispensando o contato direto.

Dispositivo utilizado por pesquisadores abre a porta e liga o carro sem a chave
Com o uso de um par de antenas circulares (que são vendidas em lojas), os pesquisadores conseguiram capturar os sinais emitidos pelo carro e que identificam a presença da chave na região, enganando o sistema e abrindo as portas. E foram além: conseguiram acionar o motor dos carros. É a “ligação direta 2.0”. Se os sistemas não forem alterados, os ladrões poderão fazer a festa…
E as possibilidades de invasão vão além. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, divulgaram um estudo preocupante no ano passado sobre a segurança da nova geração de automóveis, equipada com computadores de bordo.
Ao conectar um notebook à porta padrão de diagnóstico de um carro moderno foi possível fazer coisas como desligar o sistema de freios, parar o motor, danificar o sistema de som ou de áudio ou mesmo trancar os passageiros dentro do veículo, o que poderia se tornar uma arma poderosa para atentados.
Em suas demonstrações foi possível desligar o motor em movimento e  impedir que o piloto freasse o carro. Para esse experimento, eles ligaram um notebook conectado à porta de conexão vulnerável dentro do carro e usaram um segundo  laptop (com o uso de wireless) para controlar o carro remotamente.
O objetivo das pesquisas não foi assustar os motoristas, mas alertar  os fabricantes de que há vulnerabilidades que precisam ser corrigidas. Afinal, cada vez mais teremos veículos integrados a redes, como a Internet. Incorporar tecnologia é algo importante, mas essa convergência precisa ser segura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palavra de Especialista com Delegado Higor Jorge

Hoje, às 19:00, no programa de estreia "Palavra de Especialista", o diretor da ADPESP Rodrigo Lacordia recebe o delegado de Polícia, professor e palestrante Dr. Higor Vinícius Nogueira Jorge para um bate-papo sobre crimes cibernéticos, além de dicas e informações sobre direito e tecnologia. Assistam a entrevista em: https://youtu.be/p9FF98siWvg e também no Spotify.

Obra com comentários sobre mais de 70 leis criminais tem valor promocional para associados ADPESP - Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo

  A editora Juspodivm lançou a obra “Legislação Criminal Especial Comentada” elaborada por 24 delegados de polícia de todo o país, sendo 14 do estado de São Paulo. A coordenação é dos delegados Higor Vinicius Nogueira Jorge, de São Paulo, Joaquim Leitão Júnior, de Mato Grosso e William Garcez, do Rio Grande do Sul. O livro oferece comentários doutrinários e jurisprudenciais de forma objetiva, sobre mais de 70 leis criminais. Associados ADPESP podem comprar o lançamento com valor especial,  direto no site da editora Juspodivm. O cupom é válido até as 23:59 do dia 21 de maio . Para aproveitar o desconto, utilize o cupom ADPESP. A obra tem chamado a atenção do meio jurídico, sendo escrita pelos seguintes delegados e delegadas de polícia: – Antônio Flávio Rocha Freire – Bruno Fontenele Cabral – Everson Aparecido Contelli – Gabriela Madrid Aquino – Higor Vinicius Nogueira Jorge – Jakelline Costa Barros dos Santos – Joaquim Leitão Júnior – João Paulo Firpo Fontes – Joerberth Pinto Nunes – Kl

Lançamento de livros coordenados por Higor Jorge em São Paulo - Matéria do site da ADPESP

O restaurante da sede será palco do lançamento de três obras: “Manual de Educação Digital, cibercidadania e prevenção de crimes cibernéticos”, “Direito Penal sob a perspectiva da investigação criminal tecnológica”, do delegado Higor Jorge, e “Manual de investigação digital”, do delegado Guilherme Caselli. O evento acontece nesta quinta-feira, 12, de 12h às 15h, com a presença dos autores. Os associados ADPESP poderão adquirir as obras lançadas com valor promocional. Outros títulos Além das obras lançadas, também estarão disponíveis aos associados com valor promocional os livros “Manual de Interceptação Telefônica e Telemática”; “Fake News e Eleições – O Guia Definitivo”; “Enfrentamento da Corrupção e Investigação Criminal Tecnológica”; “Tratado de Investigação Criminal Tecnológica” e “Legislação Criminal Especial Comentada” . AUTORES: ANTÔNIO CARLOS CÂNDIDO ARAÚJO BRENO EDUARDO CAMPOS ALVES CAIO NOGUEIRA DOMINGUES DA FONSECA DÁRIO TACIANO DE FREITAS JÚNIOR DENIZE DOS SANTOS