Pular para o conteúdo principal

Você conhece todos os tipos de fraudes eletrônicas?

 O Catálo de Fraudes conhece e é atualizado diariamente.


Alguns especialistas em tecnologia definem a fraude digital como uma “doença social dos novos tempos” mas, os profissionais da Justiça a definem claramente como crime e todos sabemos os volumes de dinheiro ilícito e os prejuízos econômicos gerados pelas fraudes digitais.
Em Outubro passado, uma pesquisa da Dados divulgada pela Kroll, empresa norte-americana de consultoria e gerenciamento de riscos, demonstram que, em 2010, o número de fraudes online ultrapassou o de golpes físicos em 27,3%.
Segundo a Symantec, fabricante de softwares de segurança, o Brasil é o segundo país mais afetado por crimes cibernéticos e cerca de 65% dos usuários que navegam na web já foram prejudicados ou expostos à esses delitos.
Na China, 83% dos internautas já foram expostos ou vítimados por vírus (cavalos de tróia ou phishing), fraudes bancárias e roubo de identidade, o que torna o país o mais visado por golpistas.
Para ajudar a combater esse grande problema, a RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa lançou uma ferramenta muito útil e vital para quem se preocupa com a segurança digital, um dos crimes que mais crescem atualmente.
O Catálogo de Fraudes Digitais:
É um  setor do site da RNP que lista um grande arquivo de  todas as fraudes digitais já denunciadas, descobertas e noticiadas com descrição, imagens e todas as informações sobre a fraude que sejam necessárias para que as pessoas as evitem e se defendam desse crescente risco cibernético.
O Sistema chama-se “CAIS” – Centro de Atendimento a acidentes de Segurança que, além de manter o site sempre atualizado ainda edita periodicamente um newsletter com a lista das fraudes mais perigosas e de maior escala.
Também é um excelente manancial e fonte de informações para os profissionais da Justiça pois, além de material de consulta, também noticiam casos onde cada fraude foi utilizada, podendo assim ser utilizada como subsídio informativo na busca de  jurisprudências e informações técnicas processuais.
Além do detalhamento de cada tipo de fraude, o site ainda conta com uma ferramenta de busca por palavras-chave que ajudam a achar o assunto desejado em poucos segundos.
Além de tudo isso, o Catálogo de Fraudes ainda tem uma opção de denúncia e reporte de fraudes que pode ser feita até de forma anônima para as pessoas expostas ou vitimadas possam alertar outros internautas e as autoridades competentes.
Para denunciar, é só enviar um e-mail aos endereços abaixo ou pelo próprio site: http://www.rnp.br/cais/fraudes.php

Conheça mais sobre o Catálogo de Fraudes da RNP, clicando aqui e surpreenda-se com a criatividade de que uma mente criminosa é capaz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeiro episódio da "Conversa com Autores" com o delegado Wagner Carrasco

  Nesta segunda-feira teve início uma série de lives denominada "Conversa com Autores". O primeiro coautor a participar foi delegado Wagner Martins Carrasco de Oliveira @delegadowagnercarrasco que abordou os mesmos temas apresentados no capítulo que escreveu para o Tratado de Investigação Criminal Tecnológica, especialmente abordou os crimes de pirataria e a operação 404. Wagner Martins Carrasco de Oliveira é Delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo, em exercício na 1ª Delegacia da Divisão de Investigações Gerais (DIG) do Departamento de Investigações Criminais (DEIC). Graduado em Direito. Especialista Ciências Penais. Mestre em Adolescentes em Conflito com a Lei.

Número de golpes aplicados pela internet aumenta em um ano em Rio Preto ...

Número de golpes aplicados pela internet aumenta em um ano em Rio Preto O número de golpes aplicados pela internet aumentou em um ano, em São José do Rio Preto (SP). A polícia atribui parte da alta à pandemia, já que mais pessoas usam a internet. O delegado Higor Vinicius Nogueira Jorge apresentou as principais recomendações de segurança para que as pessoas não sejam vítimas desse tipo de delito. Matéria oriunda da TV Tem de São José do Rio Preto, afiliada da TV Globo. Mais informações sobre investigação criminal tecnológica acesse: www.higorjorge.com.br.⠀

Palavra de Especialista com Delegado Higor Jorge

Hoje, às 19:00, no programa de estreia "Palavra de Especialista", o diretor da ADPESP Rodrigo Lacordia recebe o delegado de Polícia, professor e palestrante Dr. Higor Vinícius Nogueira Jorge para um bate-papo sobre crimes cibernéticos, além de dicas e informações sobre direito e tecnologia. Assistam a entrevista em: https://youtu.be/p9FF98siWvg e também no Spotify.