Pular para o conteúdo principal

Delegado fala sobre o Dia da Internet Segura



Hoje, dia 08 de fevereiro de 2011, se comemora em diversos países o Dia da Internet Segura. Para falar um pouco sobre a segurança da informação, principalmente a segurança na internet a reportagem falou com o delegado de polícia Higor Vinicius Nogueira Jorge que é professor de análise de inteligência da ACADEPOL, especialista na investigação de crimes cibernéticos e possui o blog http://cciberneticos.blogspot.com.



O que é o Dia da Internet Segura?
Essa data é comemorada todo ano pelo INSAFE,que faz parte do programa Safer Internet Plus da Comissão Européia com a finalidade de conscientizar o usuário de computadores a utilizar de forma ética e segura a internet. No Brasil o evento é organizado pelo SaferNet Brasil, Ministério Público Federal, Polícia Federal e Comitê Gestor da Internet.



Quais sãos as principais atividades que serão realizadas para comemorar o Dia da Internet Segura?
Serão feitas atividades de conscientização, concursos, seminários, divulgação com a imprensa, gincana em estabelecimentos de ensino, bate papo com especialistas, etc.



Quais são os cuidados que os pais devem tomar para proteger seus filhos?
Os pais devem freqüentemente observar os sites visitados pelos filhos e as pessoas que eles se comunicam, principalmente quando utilizam chats, comunicadores instantâneos e redes sociais.

Os pais devem manter um diálogo franco com seus filhos, que devem ser estimulados a contar sobre qualquer comunicação recebida pela internet que faça que eles fiquem desconfortáveis, como por exemplo, relacionados com teor sexual, cyberbulling, etc.



Que programas o usuário deve ter instalado em seu computador para evitar riscos indesejáveis?
É necessário atualizar constantemente o sistema operacional e os programas, também instalar um bom antivírus, preferencialmente pago e se não estiver integrado ao antivírus, instalar também um firewall, para evitar invasões, um antispyware, para detectar e remover trojans e um antispam, para evitar receber e-mails não solicitados.



Quais são os principais cuidados que os internautas devem ter ao escolherem uma senha?
As senhas devem ter pelo menos oito caracteres, de preferência sendo letras maiúscula, minúsculas e números aleatoriamente escolhidos. Nunca escolher senhas fáceis ou senhas que outras pessoas possam imaginar que tenha as escolhido.

Quando se pretende descobrir a senha da vítima os autores de crimes cibernéticos costumam inserir nomes de familiares das vítimas, além de datas e outras informações pessoais fáceis de serem descobertas.

Nunca utilizar a mesma senha para realizar atividades diferentes, como por exemplo, a mesma senha para transações bancárias pela internet (internet banking), e-mail, redes sociais, acesso ao provedor de internet, etc.



Que outras dicas você oferece para os internautas?
Acho importante repetir uma dica que já ouvi muitas vezes que é evitar clicar em todos os links que aparecem, procure sempre digitar o endereço que pretende visitar. Também nunca mantenha as senhas salvas no computador, procure alterar as senhas constantemente e nunca se esqueça de clicar em sair (logout).


Extraído do site: http://www.sistemamega.com/noticias/Delegado_fala_sobre_o_Dia_da_Internet_Segura.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palavra de Especialista com Delegado Higor Jorge

Hoje, às 19:00, no programa de estreia "Palavra de Especialista", o diretor da ADPESP Rodrigo Lacordia recebe o delegado de Polícia, professor e palestrante Dr. Higor Vinícius Nogueira Jorge para um bate-papo sobre crimes cibernéticos, além de dicas e informações sobre direito e tecnologia. Assistam a entrevista em: https://youtu.be/p9FF98siWvg e também no Spotify.

Obra com comentários sobre mais de 70 leis criminais tem valor promocional para associados ADPESP - Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo

  A editora Juspodivm lançou a obra “Legislação Criminal Especial Comentada” elaborada por 24 delegados de polícia de todo o país, sendo 14 do estado de São Paulo. A coordenação é dos delegados Higor Vinicius Nogueira Jorge, de São Paulo, Joaquim Leitão Júnior, de Mato Grosso e William Garcez, do Rio Grande do Sul. O livro oferece comentários doutrinários e jurisprudenciais de forma objetiva, sobre mais de 70 leis criminais. Associados ADPESP podem comprar o lançamento com valor especial,  direto no site da editora Juspodivm. O cupom é válido até as 23:59 do dia 21 de maio . Para aproveitar o desconto, utilize o cupom ADPESP. A obra tem chamado a atenção do meio jurídico, sendo escrita pelos seguintes delegados e delegadas de polícia: – Antônio Flávio Rocha Freire – Bruno Fontenele Cabral – Everson Aparecido Contelli – Gabriela Madrid Aquino – Higor Vinicius Nogueira Jorge – Jakelline Costa Barros dos Santos – Joaquim Leitão Júnior – João Paulo Firpo Fontes – Joerberth Pinto Nunes – Kl

Lançamento de livros coordenados por Higor Jorge em São Paulo - Matéria do site da ADPESP

O restaurante da sede será palco do lançamento de três obras: “Manual de Educação Digital, cibercidadania e prevenção de crimes cibernéticos”, “Direito Penal sob a perspectiva da investigação criminal tecnológica”, do delegado Higor Jorge, e “Manual de investigação digital”, do delegado Guilherme Caselli. O evento acontece nesta quinta-feira, 12, de 12h às 15h, com a presença dos autores. Os associados ADPESP poderão adquirir as obras lançadas com valor promocional. Outros títulos Além das obras lançadas, também estarão disponíveis aos associados com valor promocional os livros “Manual de Interceptação Telefônica e Telemática”; “Fake News e Eleições – O Guia Definitivo”; “Enfrentamento da Corrupção e Investigação Criminal Tecnológica”; “Tratado de Investigação Criminal Tecnológica” e “Legislação Criminal Especial Comentada” . AUTORES: ANTÔNIO CARLOS CÂNDIDO ARAÚJO BRENO EDUARDO CAMPOS ALVES CAIO NOGUEIRA DOMINGUES DA FONSECA DÁRIO TACIANO DE FREITAS JÚNIOR DENIZE DOS SANTOS