Pular para o conteúdo principal

Crimes cibernéticos e o uso adequado na internet (por Edilaine Flores)

CRIMES CIBERNÉTICOS E O USO ADEQUADO DA INTERNET

    As crianças e adolescentes encontram hoje na internet, além das redes sociais, todo material de pesquisa disponível sobre amplos assuntos e diversas coisas sobre tudo o que desejam saber. Mas apesar de todos esses recursos a internet pode conter crimes.

    A grande falta de orientação para o uso da internet e a ausência de controle podem expor crianças e adolescentes a esses perigos.
Os pais não sabem o que seus filhos fazem e tem a falsa idéia de que porque a criança está em casa, está mais protegido do que se estivesse na rua. Não percebem que aquele ambiente de internet é um espaço público como qualquer outro. Além disso, a própria pessoa muitas vezes é a responsável por comportamentos inseguros ou antiéticos, colocando fotografias íntimas de sua família ou de sua vida privada sem perceber que aquela fotografia pode ser acessada e reproduzida milhares de vezes por pessoas que ela não conhece.

    Não é necessário que se negue o acesso à internet, mas há necessidade de instrução quanto ao seu uso. A responsabilidade da prevenção é de todos: governo, escola e família. Há alguns sites e programas que ajudam a monitorar o conteúdo ou restringir acesso a sites com conteúdo pornográfico ou impróprio. Mas o melhor que se pode fazer é conversar e explicar que o computador pode ser usado tanto para coisas boas como para coisas ruins.

    A escola é um grande facilitador para esse tipo de abordagem, podendo incorporar esta tecnologia para tratar esta questão como um problema.
É importante frisar que a grande arma contra esses crimes é a PREVENÇÃO. 

    As pessoas tem idéia de que a internet é uma coisa privada, mas na verdade é um espaço público. Elas devem perceber que aquilo que é postado pode ser acessado por qualquer outra pessoa e aquilo é público.

    Alguns cuidados básicos como não divulgar o lugar onde os pais moram ou trabalham, jamais fornecer dados pessoais a estranhos na internet, não contar coisas de sua vida pessoal, nunca enviar fotografia pela internet a ninguém, entre outros, podem evitar grandes consequências.

   Todas essas situações necesitam de uma atuação dos pais e dos profesores, já que esses tem papel fundamental e grande influência no aprendizado dessa crianças e adolescentes. Se não houver diálogo e educação para o uso ético e seguro da internet, o problema não será resolvido.

                                                                                                                                    Edilaine Flores

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palavra de Especialista com Delegado Higor Jorge

Hoje, às 19:00, no programa de estreia "Palavra de Especialista", o diretor da ADPESP Rodrigo Lacordia recebe o delegado de Polícia, professor e palestrante Dr. Higor Vinícius Nogueira Jorge para um bate-papo sobre crimes cibernéticos, além de dicas e informações sobre direito e tecnologia. Assistam a entrevista em: https://youtu.be/p9FF98siWvg e também no Spotify.

Obra com comentários sobre mais de 70 leis criminais tem valor promocional para associados ADPESP - Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo

  A editora Juspodivm lançou a obra “Legislação Criminal Especial Comentada” elaborada por 24 delegados de polícia de todo o país, sendo 14 do estado de São Paulo. A coordenação é dos delegados Higor Vinicius Nogueira Jorge, de São Paulo, Joaquim Leitão Júnior, de Mato Grosso e William Garcez, do Rio Grande do Sul. O livro oferece comentários doutrinários e jurisprudenciais de forma objetiva, sobre mais de 70 leis criminais. Associados ADPESP podem comprar o lançamento com valor especial,  direto no site da editora Juspodivm. O cupom é válido até as 23:59 do dia 21 de maio . Para aproveitar o desconto, utilize o cupom ADPESP. A obra tem chamado a atenção do meio jurídico, sendo escrita pelos seguintes delegados e delegadas de polícia: – Antônio Flávio Rocha Freire – Bruno Fontenele Cabral – Everson Aparecido Contelli – Gabriela Madrid Aquino – Higor Vinicius Nogueira Jorge – Jakelline Costa Barros dos Santos – Joaquim Leitão Júnior – João Paulo Firpo Fontes – Joerberth Pinto Nunes – Kl

Lançamento de livros coordenados por Higor Jorge em São Paulo - Matéria do site da ADPESP

O restaurante da sede será palco do lançamento de três obras: “Manual de Educação Digital, cibercidadania e prevenção de crimes cibernéticos”, “Direito Penal sob a perspectiva da investigação criminal tecnológica”, do delegado Higor Jorge, e “Manual de investigação digital”, do delegado Guilherme Caselli. O evento acontece nesta quinta-feira, 12, de 12h às 15h, com a presença dos autores. Os associados ADPESP poderão adquirir as obras lançadas com valor promocional. Outros títulos Além das obras lançadas, também estarão disponíveis aos associados com valor promocional os livros “Manual de Interceptação Telefônica e Telemática”; “Fake News e Eleições – O Guia Definitivo”; “Enfrentamento da Corrupção e Investigação Criminal Tecnológica”; “Tratado de Investigação Criminal Tecnológica” e “Legislação Criminal Especial Comentada” . AUTORES: ANTÔNIO CARLOS CÂNDIDO ARAÚJO BRENO EDUARDO CAMPOS ALVES CAIO NOGUEIRA DOMINGUES DA FONSECA DÁRIO TACIANO DE FREITAS JÚNIOR DENIZE DOS SANTOS