Pular para o conteúdo principal

Senhas fracas permitiram falso anúncio de apocalipse zumbi em redes de TV dos EUA

Do UOL, em São Paulo

Um falso alerta de ataque zumbi, divulgado nesta semana após a invasão do sistema de redes de TV norte-americanas, foi causado pela fragilidade de senhas usadas por essas companhias. A informação foi divulgada pela agência de notícias Reuters.

A invasão foi possível porque essas redes não mudaram as senhas de fábrica de equipamentos associados a um sistema de alerta de emergências (EAS, na sigla em inglês). A ferramenta permite divulgar à população dos EUA comunicados emergenciais via rádio e TV.

O anúncio sobre o falso apocalipse foi transmitido em pelo menos quatro Estados norte-americanos, afirmou Karole White, presidente da Associação de Emissoras de Michigan. Duas emissoras foram atacadas em Michigan, além de outras empresas na Califórnia, Montana e Novo México.

"Os corpos dos mortos estão saindo dos túmulos e atacando os vivos. Não tente se aproximar ou capturar esses corpos, pois são considerados extremamente perigosos", dizia, em inglês, a séria voz que se sobrepôs às imagens exibidas na tela.

Segundo a publicação local "Great Falls Tribune", a polícia de Great Fall (Montana) recebeu quatro ligações de pessoas que queriam confirmar a informação da TV. Em Montana, a transmissão indevida foi feita pela rede KRTV, afiliada da CBS.

"Não se trata do que eles disseram, mas sim do fato de terem invadido o sistema. Eles poderiam ter causado danos sérios", continuou Karole.

Medidas de segurança
O FCC (órgão regulador do sistema de comunicações dos EUA, responsável pelo sistema de alerta) afirmou em comunicado que "todos os usuários do EAS devem tomar ações imediatas". De acordo com a Reuters, essas empresas terão de trocar as senhas de seus equipamentos e reforçar os sistemas de segurança, para garantir que hackers não tenham mais acesso ao sistema de alertas de emergências.

Mike Davis, especialista em segurança de hardware da empresa IOActive Labs, afirmou à Reuters que conseguiu identificar 30 sistemas de alerta nos Estados Unidos que estariam vulneráveis a ataques parecidos – para isso, ele usou o Google. "Alguém poderia ter espalhado sua mensagem em muitos outros sistemas", afirmou.

Extraído do site: http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/02/15/senhas-fracas-permitiram-falso-anuncio-de-apocalipse-zumbi-em-redes-de-tv-dos-eua.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeiro episódio da "Conversa com Autores" com o delegado Wagner Carrasco

  Nesta segunda-feira teve início uma série de lives denominada "Conversa com Autores". O primeiro coautor a participar foi delegado Wagner Martins Carrasco de Oliveira @delegadowagnercarrasco que abordou os mesmos temas apresentados no capítulo que escreveu para o Tratado de Investigação Criminal Tecnológica, especialmente abordou os crimes de pirataria e a operação 404. Wagner Martins Carrasco de Oliveira é Delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo, em exercício na 1ª Delegacia da Divisão de Investigações Gerais (DIG) do Departamento de Investigações Criminais (DEIC). Graduado em Direito. Especialista Ciências Penais. Mestre em Adolescentes em Conflito com a Lei.

Número de golpes aplicados pela internet aumenta em um ano em Rio Preto ...

Número de golpes aplicados pela internet aumenta em um ano em Rio Preto O número de golpes aplicados pela internet aumentou em um ano, em São José do Rio Preto (SP). A polícia atribui parte da alta à pandemia, já que mais pessoas usam a internet. O delegado Higor Vinicius Nogueira Jorge apresentou as principais recomendações de segurança para que as pessoas não sejam vítimas desse tipo de delito. Matéria oriunda da TV Tem de São José do Rio Preto, afiliada da TV Globo. Mais informações sobre investigação criminal tecnológica acesse: www.higorjorge.com.br.⠀

Top 10 ameaças de segurança para 2011

Top 10 ameaças de segurança para 2011  Dos dez principais ameaças de segurança para 2011, alguns deles até mesmo fazer o bem informado e técnicos mentes fracas nos joelhos. Já este ano, a ameaça número um foi identificado. Pela primeira vez na história da internet, os hackers podem comprar uma cópia registrada de um kit de Malware sofisticados para 99,00 dólares, mas mais sobre essa ameaça abaixo. Em nenhuma ordem particular, estes são os outros nove principais ameaças à segurança para 2011: O Malware Toolkit: Este Kit Malware inclui todas as ferramentas necessárias para criar e atualizar o malware, bem como assumir o controle de um computador host, além de atualizações e-mail e suporte do produto. Por que isso é como a ameaça? Porque não são necessárias habilidades de codificação, os usuários simplesmente precisam dominar as opções do programa clicáveis e são apresentadas com uma web baseada em Linux exploit usando a mais recente tecnologia de botnets, pronto para implantar. hacke