Pular para o conteúdo principal

Delegado Higor Jorge alerta sobre os riscos do FaceApp e outros aplicativos


De acordo com o delegado de polícia Higor Vinicius Nogueira Jorge, antes de instalar qualquer aplicativo, é necessário pesquisar sobre ele, considerando que existem aplicativos falsos que possuem o objetivo de obter ilicitamente informações das pessoas para praticar crimes contra elas.
Mesmo se o aplicativo for verdadeiro é importante ler seus Termos de Uso e também a Política de Privacidade, costume ainda muito incomum entro os usuários de tecnologia.
Para o delegado, as pessoas devem ter cuidado com o aplicativo FaceApp, em razão das informações que constam na Política de Privacidade do aplicativo, que pertence a uma empresa sediada na Rússia.
De acordo com a Política de Privacidade do aplicativo, diversas informações sobre seus usuários são coletadas durante sua utilização, inclusive, metadados das fotos, informações sobre geolocalização do usuário, além do endereçamento IP, informações sobre os seus registros de navegação e, caso redes sociais como o Facebook forem utilizadas para acessar o FaceApp, o aplicativo coleta informações sobre a referida rede social, incluindo, apelido no Facebook, nome e sobrenome, número de “amigos” na plataforma e até mesmo uma lista dos seus amigos ou conexões.
Higor Jorge considera que o FaceApp pode colocar em risco a privacidade dos seus usuários e, por isso, não recomenda a utilização do aplicativo.
Para que as pessoas compreendam melhor o que prevê a Política de Privacidade do aplicativo, o delegado sugere que acessem: https://www.faceapp.com/privacy-en.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palavra de Especialista com Delegado Higor Jorge

Hoje, às 19:00, no programa de estreia "Palavra de Especialista", o diretor da ADPESP Rodrigo Lacordia recebe o delegado de Polícia, professor e palestrante Dr. Higor Vinícius Nogueira Jorge para um bate-papo sobre crimes cibernéticos, além de dicas e informações sobre direito e tecnologia. Assistam a entrevista em: https://youtu.be/p9FF98siWvg e também no Spotify.

Obra com comentários sobre mais de 70 leis criminais tem valor promocional para associados ADPESP - Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo

  A editora Juspodivm lançou a obra “Legislação Criminal Especial Comentada” elaborada por 24 delegados de polícia de todo o país, sendo 14 do estado de São Paulo. A coordenação é dos delegados Higor Vinicius Nogueira Jorge, de São Paulo, Joaquim Leitão Júnior, de Mato Grosso e William Garcez, do Rio Grande do Sul. O livro oferece comentários doutrinários e jurisprudenciais de forma objetiva, sobre mais de 70 leis criminais. Associados ADPESP podem comprar o lançamento com valor especial,  direto no site da editora Juspodivm. O cupom é válido até as 23:59 do dia 21 de maio . Para aproveitar o desconto, utilize o cupom ADPESP. A obra tem chamado a atenção do meio jurídico, sendo escrita pelos seguintes delegados e delegadas de polícia: – Antônio Flávio Rocha Freire – Bruno Fontenele Cabral – Everson Aparecido Contelli – Gabriela Madrid Aquino – Higor Vinicius Nogueira Jorge – Jakelline Costa Barros dos Santos – Joaquim Leitão Júnior – João Paulo Firpo Fontes – Joerberth Pinto Nunes – Kl

LEGISLAÇÃO CRIMINAL ESPECIAL COMENTADA | CARREIRAS POLICIAIS (2021)