Pular para o conteúdo principal

Associado ADPESP lança obra sobre enfrentamento à corrupção e tecnologia na investigação criminal


O delegado de polícia Higor Vinicius Nogueira Jorge, teve nova obra lançada pela editora Juspodvim. Trata-se do livro ‘Enfrentamento da Corrupção e Investigação Criminal Tecnológica’, que conta com a participação de mais de 30 nomes entre delegados de polícia, advogados, promotor de justiça, desembargadora e outros especialistas em segurança pública e justiça.

De acordo com Higor Jorge, a ideia de discutir o tema se deu a partir da publicação da obra ‘Tratado de Investigação Criminal Tecnológica’. Por meio das informações e procedimentos oriundos da experiência diária dos autores, o trabalho é segmentado em cinco eixos e “mostra os caminhos para aliar a investigação criminal tradicional e a investigação criminal tecnológica para potencializar o combate à corrupção”.

A obra elucida ferramentas e mecanismos tecnológicos que têm por finalidade prevenir e enfrentar essa prática criminosa. O delegado afirma que esse tipo de crime “se faz presente em espaços como a máquina pública, por exemplo, por meio de desvios de verbas públicas, crimes do colarinho branco, entre outros”. Ele reforça que o livro pode ser consultado tanto por quem pretende fiscalizar a atuação do poder público, como por quem trabalha diretamente nos órgãos de persecução criminal.

O leitor encontrará amplo debate sobre fontes abertas, novas modalidades de afastamento de sigilo, questões jurídicas alocadas no direito anticorrupção, além de estudos de casos mostrando, na prática, como a sinergia entre os tipos de investigação é traduzida em resultados. Higor Jorge pontua que o livro pretende, ainda, trazer atenção para a necessidade dos investimentos em tecnologia. “Quanto mais investimentos em tecnologia são direcionados à atuação das polícias judiciárias, menos serão necessários outros investimentos, como viaturas, armas e coletes para as polícias judiciárias e para outros órgãos da segurança pública”.

O livro tem apresentação do delegado da Polícia Federal, Márcio Adriano Anselmo. O prefácio fica por conta do delegado de polícia e diretor da ADPESP, Francisco Sannini Neto. O livro está disponível para aquisição na página da editora Juspodivm.

Saiba mais sobre obras com temas correlatos em: www.higorjorge.com.br.


Sobre o autor

Higor Vinicius Nogueira Jorge é delegado da Polícia Civil paulista e professor da Acadepol. Associado ADPESP, ele também é titular da cadeira 30 da Academia de Ciências, Artes e Letras dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Acadpesp).

O delegado Higor Jorge é ainda professor de diferentes disciplinas, investigador digital forense certificado pela REDLIF, coautor do ‘Manual de Interceptação Telefônica e Telemática’ e coordenador dos livros ‘Enfrentamento da Corrupção e Investigação Criminal Tecnológica’ e ‘Tratado de Investigação Criminal Tecnológica’, ambos publicados pela editora Juspodivm.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palavra de Especialista com Delegado Higor Jorge

Hoje, às 19:00, no programa de estreia "Palavra de Especialista", o diretor da ADPESP Rodrigo Lacordia recebe o delegado de Polícia, professor e palestrante Dr. Higor Vinícius Nogueira Jorge para um bate-papo sobre crimes cibernéticos, além de dicas e informações sobre direito e tecnologia. Assistam a entrevista em: https://youtu.be/p9FF98siWvg e também no Spotify.

Palestra sobre investigação criminal tecnológica no V Congresso Nacional de Direito Digital (vídeo)

  O delegado de polícia Higor Vinicius Nogueira Jorge apresentou palestra sobre investigação criminal tecnológica no V Congresso Nacional de Direito Digital. O vídeo da palestra pode ser assistido em:  https://youtu.be/ttwMG_gt55E

Lançamento de livros coordenados por Higor Jorge em São Paulo - Matéria do site da ADPESP

O restaurante da sede será palco do lançamento de três obras: “Manual de Educação Digital, cibercidadania e prevenção de crimes cibernéticos”, “Direito Penal sob a perspectiva da investigação criminal tecnológica”, do delegado Higor Jorge, e “Manual de investigação digital”, do delegado Guilherme Caselli. O evento acontece nesta quinta-feira, 12, de 12h às 15h, com a presença dos autores. Os associados ADPESP poderão adquirir as obras lançadas com valor promocional. Outros títulos Além das obras lançadas, também estarão disponíveis aos associados com valor promocional os livros “Manual de Interceptação Telefônica e Telemática”; “Fake News e Eleições – O Guia Definitivo”; “Enfrentamento da Corrupção e Investigação Criminal Tecnológica”; “Tratado de Investigação Criminal Tecnológica” e “Legislação Criminal Especial Comentada” . AUTORES: ANTÔNIO CARLOS CÂNDIDO ARAÚJO BRENO EDUARDO CAMPOS ALVES CAIO NOGUEIRA DOMINGUES DA FONSECA DÁRIO TACIANO DE FREITAS JÚNIOR DENIZE DOS SANTOS