Pular para o conteúdo principal

Saiba como manter seu smartphone Android longe de vírus

Por Armando Rodriguez

Publicada em 21 de março de 2011 às 08h05

Enquanto a lista de aplicativos infectados só cresce, veja alguns comportamentos que devem ser evitados para proteger seu aparelho.

O número de aplicativos Android gratuitos que podem estar infectados por malwares cresceu para mais de 50. Enquanto alguns desses apps já parecem suspeitos logo de cara, outros com  nomes como “Quick Notes” ou “Chess” parecem extremamente inocentes, e podem fazer com que o usuário faça o download sem pensar duas vezes.

Por isso, separamos cinco dicas rápidas para ajudar o usuário que quer ver seu celular livre de ameaças:

1. Sempre pesquise a respeito do desenvolvedor do aplicativo. Quais outros apps ele oferece? Algum deles parece suspeito? Se sim, é mais do que um motivo para ficar longe.

2. Leia reviews online, pois aqueles do próprio Android Market podem não ser autênticos. Dê uma vasculhada pela rede para saber o que os grandes sites estão dizendo sobre o app antes de apertar o botão de download.

3. Sempre verifique as permissões do programa. Toda vez que baixar ou atualizar um aplicativo, é exibida uma lista de permissões para ele. Um app de alarme, por exemplo, provavelmente não irá precisar examinar seus contatos. Use essa regra geral: se um aplicativo está requisitando mais permissões do que ele necessita para fazer seu trabalho, provavelmente é uma arapuca.

4. Evite instalar arquivos APKs (Android Package).  Quando o Angry Birds chegou ao Android, só era possível fazer o download por terceiros; isso é chamado “sideloading”, ou fazer a instalação a partir de um arquivo APK. Apesar de o game não ser um malware, é altamente não recomendável baixar e instalar APKs que surgem aleatoriamente por aí. Na maioria das vezes, o usuário não sabe o que o documento contém até instalá-lo – e aí já é tarde demais.


virus_celular_300
Seu celular tem antivírus?

5. Verifique seu celular com um antivírus e antimalware. Apesar de a maioria das pessoas achar que esse processo é inútil, sustos como esses costumam mudar o pensamento de muitas pessoas. Algumas grandes companhias já oferecem opções de segurança móvel, e muitas das soluções são gratuitas; quando baixei “Spider Man”, que estava na lista de aplicativos perigosos, o My Lookout (disponível para Android) identificou o arquivo como um Cavalo de Troia.

O Lookout Mobile Security, que fornece software de segurança para dispositivos móveis, postou em seu blog uma lista (que pode ser vista logo abaixo) com 56 programas que foram infectados com o DroidDream, um novo tipo de malware que entra em modo root no celular e consegue acessar grande parte de suas informações pessoais. O app também abre uma porta que permite que códigos executáveis sejam baixados no celular, sem que o usuário fique sabendo.

Alguns desses apps infectados foram baixados por pelo menos 50 mil usuários, fazendo deste um dos maiores casos de distribuição de malwares para Android até hoje. Apesar de os aplicativos em questão terem sido retirados do Android Market, o Google está investigando esses casos. Contudo, ainda não conseguiu remover remotamente a ameaça dos smartphones de seus usuários. Se você baixou uma dessas aplicações, a Lookout aconselha utilizar a ferramenta de checagem da empresa e enviar um e-mail para o centro de suporte.

Com mais e mais malwares surgindo na plataforma Android todos  os dias, os usuários devem redobrar a atenção e tomar cuidado com o que acontece com seus smartphones. Vale lembrar que esses dispositivos são, essencialmente, computadores, e estão vulneráveis a softwares nocivos. Abaixo você confere a lista dos apps que foram reportados como infectados por alguns desenvolvedores:

Advanced App to SD
Advanced Barcode Scanner
Advanced Compass Leveler
Advanced Currency Converter
Advanced File Manager
Advanced Sound Manager
App Uninstaller
Basketball Shot Now
Best password safe
Bowling Time
Bubble Shoot
Chess
Color Blindness Test
Dice Roller
Falling Ball Dodge
Falling Down
Finger Race
Funny Face
Funny Paint
Hilton Sex Sound
Hot Sexy Videos
Magic Hypnotic Spiral
Magic Strobe Light
Music Box
Omok Five in a Row
Photo Editor
Piano
Quick Delete Contacts
Quick Notes
Scientific Calculator
Screaming Sexy Japanese Girls
Sexy Girls: Japanese
Sexy Legs
Spider Man
Super Guitar Solo
Super History Eraser
Super Ringtone Maker
Super Sex Positions
Super Sexy Ringtones
Super Stopwatch & Timer
Supre Bluetooth Transfer
Task Killer Pro
Tie a Ti
PC World / EUA
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeiro episódio da "Conversa com Autores" com o delegado Wagner Carrasco

  Nesta segunda-feira teve início uma série de lives denominada "Conversa com Autores". O primeiro coautor a participar foi delegado Wagner Martins Carrasco de Oliveira @delegadowagnercarrasco que abordou os mesmos temas apresentados no capítulo que escreveu para o Tratado de Investigação Criminal Tecnológica, especialmente abordou os crimes de pirataria e a operação 404. Wagner Martins Carrasco de Oliveira é Delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo, em exercício na 1ª Delegacia da Divisão de Investigações Gerais (DIG) do Departamento de Investigações Criminais (DEIC). Graduado em Direito. Especialista Ciências Penais. Mestre em Adolescentes em Conflito com a Lei.

Número de golpes aplicados pela internet aumenta em um ano em Rio Preto ...

Número de golpes aplicados pela internet aumenta em um ano em Rio Preto O número de golpes aplicados pela internet aumentou em um ano, em São José do Rio Preto (SP). A polícia atribui parte da alta à pandemia, já que mais pessoas usam a internet. O delegado Higor Vinicius Nogueira Jorge apresentou as principais recomendações de segurança para que as pessoas não sejam vítimas desse tipo de delito. Matéria oriunda da TV Tem de São José do Rio Preto, afiliada da TV Globo. Mais informações sobre investigação criminal tecnológica acesse: www.higorjorge.com.br.⠀

Top 10 ameaças de segurança para 2011

Top 10 ameaças de segurança para 2011  Dos dez principais ameaças de segurança para 2011, alguns deles até mesmo fazer o bem informado e técnicos mentes fracas nos joelhos. Já este ano, a ameaça número um foi identificado. Pela primeira vez na história da internet, os hackers podem comprar uma cópia registrada de um kit de Malware sofisticados para 99,00 dólares, mas mais sobre essa ameaça abaixo. Em nenhuma ordem particular, estes são os outros nove principais ameaças à segurança para 2011: O Malware Toolkit: Este Kit Malware inclui todas as ferramentas necessárias para criar e atualizar o malware, bem como assumir o controle de um computador host, além de atualizações e-mail e suporte do produto. Por que isso é como a ameaça? Porque não são necessárias habilidades de codificação, os usuários simplesmente precisam dominar as opções do programa clicáveis e são apresentadas com uma web baseada em Linux exploit usando a mais recente tecnologia de botnets, pronto para implantar. hacke